terça-feira, 16 de abril de 2013

Macarrão com brócolis e bacon

Mais uma receita deliciosa com brócolis,  que é o legume do mês da nossa BC Comer bem para viver melhor. O bacon vem dar um sabor delicioso ao prato, junto com o molho branco.

Esta receita eu fui buscar no blog Panelaterapia, que todo mundo conhece. Eu confirmo que ficou delicioso.



Ingredientes:
brócolis (usei um maço de 500g, separei as flores para esta receita, usei os talos em outra receita)
200g de bacon magro picado
1 cebola picada
300 de macarrão (usei massa curta integral)
queijo para gratinar (usei 1 bola de muçarela em fatias)
farinha de rosca misturada com ervas e queijo parmesão ralado (como eu usei neste peixe com crosta aromática)

Ingredientes para o molho branco (molho bechamel):
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
500mL de leite
sal, pimenta do reino, noz moscada

Cozinhar o brócolis (somente as flores) em água com sal. Escorrer. Cozinhar o macarrão na mesma água. Misturar o brócolis com o macarrão num refratário.
Na mesma panela, refogar o bacon até dourar. Escorrer a gordura e juntar a cebola picada. Deixar dourar a cebola. Dispor o bacon e a cebola por cima do macarrão e do brócolis.
Na mesma panela, fazer um molho branco com manteiga, farinha de trigo e leite. Temperar com noz moscada, pimenta do reino e sal. O molho vai ganhar o sabor do bacon, sabe aquele restinho que ficou grudado na panela?


No refratário, cobrir tudo com o molho branco. Cobrir com queijo, depois com a farinha de rosca misturada com o queijo ralado, e levar ao forno até ficar dourado por cima.



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.



18 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    É um delicioso prato, muito nutritivo e com aparência muito apetitosa, muito boa sugestão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Esse prato tem tudo para me agradar.
    Ficou um verdadeira delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Kati que delicia, adoro receitas de macarrão com brócolis, certo que vou fazer.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. que delícia de prato amiga, sou super fã de massa gratinada e esta com brócolis e queijo está super apetitosa, bjs !!!

    ResponderExcluir
  5. Kati que delicia, eu amo macarrao de forno, amo brocolis e amo bacon. Ja fiz uma receita bem parecida com essa do livro de 30 minutos do Jamie Oliver, fiquei com saudade ao ver sua foto, aff que delicia... Beijos

    ResponderExcluir
  6. Kati, tentador esse seu prato, hein!!!! Essa receitinha eu vou levar comigo, t=a_ Bjos

    ResponderExcluir
  7. Como você bem sabe, eu ADORO brócolis! :D

    Adorei a receita. Não como bacon, então, posso adaptar a receita com outro tipo de carne. ^^

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Endie! Frango desfiado, presunto de peru defumado, ou somente cubinhos de queijo. :)
      Beijo

      Excluir
  8. Oi Kati eu ja vi selinho e levo ele sim... so nao vou responder as perguntas e vc sabe pq... eheh

    Adorei esse macarrao com brocolis... amanha posto minha receita
    ..

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kati!
    Gosto muito deste prato! Adoro broculos e esta é uma ótima sugestão de prepará-los!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Tem um aspecto óptimo. Gosto muito de pratos que levem o brócolo na confeccção e depois vão ao forno.

    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Ai Kati esse macarrão ficou tão bom :)
    A primeira foto está de dar água na boca... uma delicia :P
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Noooosa que prato mais gostoso!

    Salivando aqui!!!!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  13. Nossa!! Se as formigas vissem essa foto iriam com certeza querer experimentar rsrs
    Hummmm ficou divino amiga..
    Adorei a sugestão.

    Beijinhos e uma noite linda.. linda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...