sexta-feira, 19 de abril de 2013

Omelete de batata

Quem não gosta de uma boa omelete, quentinha, feita a hora, para fazer uma refeição rápida?

E se ela tiver umas rodelas de batata, cebola fritinha e uns pedacinhos de queijo, basta uma salada de folhas verdes para completar o jantar.

Foi o que aconteceu semana passada. Preparei o jantar rapidinho com esta omelete de batata com queijo. A ideia era fazer uma "tortilla" espanhola, ou uma "frittata" italiana. Mas eu nem virei a omelete, nem terminei de assar no forno. Fiz tudo na frigideira mesmo. Uma boa frigideira com o fundo grosso, as bordas altas e antiaderente. E fogo baixo e um pouco de paciência para esperar que a omelete cozinhe tranquilamente.

Simples e delicioso.


Ingredientes:
1 cebola picada
3 batatas médias cozidas (sem casca e cortada em rodelas)
200g de queijo cortado em cubos
4 ovos
pimenta do reino, sal
óleo, manteiga

Começar cozinhando as batatas descascadas e cortadas em rodelas (eu fiz no vapor), até que elas fiquem macias, mas ainda firmes. Reservar. Numa frigideira grande antiaderente, fritar a cebola em um pouco de manteiga até que fique dourada. Arrumar as rodelas de batata na panela. Quebrar os ovos em uma tigela, bater com um garfo, juntar o sal e a pimenta do reino. Deitar os ovos sobre as batatas, virando a panela para espalhar bem a omelete pelas bordas. Adicionar os cubos de queijo por toda a omelete. Manter o fogo baixo durante todo o tempo, e deixar a omelete cozinhar, até que a parte superior esteja firme. Se quiser, virar a omelete com a ajuda de um prato quando ela estiver com a parte de baixo firme (eu não virei).


Servir com uma salada de folhas, ou com o acompanhamento de sua preferência.


16 comentários:

  1. Assim nunca fiz mas gostei muito do aspecto.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    Impossível não gostar de omelete, é uma deliciosa refeição leve, é simples e rápida de preparar também nutritiva.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de omeletas.
    Essa tem um aspeto muito apetitoso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Kati,
    A tua pizza ficou bem bonita, kiss
    Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderExcluir
  5. Prático e igualmente delicioso!!!Sou super fan de omeletes!!!!!Passando também para te desejar um lindo final de semana!!!!!!!!Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adoro!!! Ficou mesmo apetitosa :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. É simples, mas são as mais saborosas! :D

    Eu adoro estas tortilhas ou omeletes ou fritattas! :D

    Desde que seja com ovos! :D*

    ResponderExcluir
  8. Adoro! Excelente sugestão!

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  9. Hummm, omelete é comigo, viu? Gosto muito, mas de batata eu ainda não provei. Parece deliciosa!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  10. Adoro omeletes Kati, sempre faço em casa, acompanhada com uma saladinha, nos dias que estou com pressa, são deliciosas e práticas, com batatas é minha preferida. Miga já postei o selinho ta na minha publicação de hoje. Mais uma vez obrigada. Bom final de semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Kati, tudo bom?

    Menina que fome, e vc. posta estas delícias!!!
    Eu comeria tudo, até o monitor já estou comendo rsrsrs


    Beijos e ótimo final de semana


    Audeni

    ResponderExcluir
  12. Minha amiga que coisa mais linda..
    Aqui em casa omelete é sempre muito bem vindo..
    Vou fazer essa delícia, porque com certeza aqui fará muito sucesso!!
    Hummmmmmm
    Tudo de delícia amiga..

    Beijinhos e um ótimo domingo viu?

    ResponderExcluir
  13. Ai Kati nunca provei omelete de batata, mas a cara ficou maravilhosa. Tenho uns 12 ovos aqui dando sopa, acho que vou tentar. Amiga eu estou fazendo uma enquete no blog e queria saber sua opinião, quando vc puder, poderias votar lá? Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gente, como isso está apetitoso! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...