quinta-feira, 18 de abril de 2013

Salada de frutas ao licor

Para a BC deste mês, com o tema frutas cítricas, resolvi fazer uma salada de frutas. Mas uma salada de frutas para adultos, regada com suco de laranja e licor.

Aproveito e participo ao mesmo tempo do projeto "A escolha do ingrediente" do blog Tertúlia da Susy. O ingrediente deste mês é morango.


Esta é só uma ideia para dar um toque diferente à salada de frutas tradicional que todo mundo faz em casa. Para isto, basta regar a salada de frutas com duas doses de suco de laranja e uma de licor (ou creme) de fruta e deixar macerar algumas horas na geladeira antes de servir.


Para a salada de frutas eu usei: banana, morango e laranja, tudo bem picadinho.
Para a calda, eu usei: suco de laranja natural (2 volumes) e creme de cassis (1 volume). O ideal é que o volume da calda seja suficiente para chegar na mesma altura das frutas, para que elas absorvam bem o sabor do licor.


Como o creme de cassis já é bem doce, não coloquei açúcar na salada (na verdade eu nunca coloco).

Pode-se usar martini, licor de laranja, de maracujá, cointreau (em menor quantidade para não ficar amargando), um vinho do porto branco, ou outra bebida doce, desde que seu sabor não seja forte demais para não brigar com as frutas.

Se for servir para crianças ou para adultos que não consomem álcool, use suco de laranja com um xarope de groselha (se o xarope for muito doce, diminua a quantidade).

A salada de frutas é aquela tradicional, que fazemos com as frutas da época, ou com as que temos em casa. Eu usei poucas frutas porque queria pouca quantidade no final. Mas aquelas saladas deliciosas cheias de frutas diferentes é perfeita!

Eu servi a salada com um pouco de iogurte natural (que substitui perfeitamente o creme de leite ou o leite condensado).

 

Agora imagina servir uma bela taça desta salada de frutas ao licor num jantar ou num almoço em família ou com os amigos? Lindo, né?



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 

16 comentários:

  1. Gostei dessa salada é diferente da que faço mas parece-me bem apetitosa e de vez em quando é bom variar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    A salada de frutas apaixona-nos pelas cores, temperatura, aromas, consistência da fruta e pelos sabor, esta ficou encantadora, comeria já uma taça.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Olá Kati,
    Mas que ideia original e bem deliciosa para uma salada de frutas.
    Obrigada pela participação no meu projeto, kiss
    Susana

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minha linda, ai essa salada de frutas está divina, o licor deve ter dado um sabor todo especial, amei, bjs !!!

    ResponderExcluir
  5. Uma simples salada de fruta ganhou uma nova cara, ficou certamente deliciosa!!

    ResponderExcluir
  6. Uma salada de frutas diferente e deliciosa

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!

    Muito boa essa dica do licor!!!

    Amei!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  8. Olá Kati,
    Uma salada de fruta muito bem perfumada com esse licor!
    o creme de cassis deu-lhe um toque bem especial.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nao conhecia esse tipo de salada ao licor, achei chiquerrimo Kati, fiquei curiosa para provar. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Deliciosa adição!

    Eu também costumo fazer isso,

    Com creme de cassis eu tenho certeza que ficou uma verdadeira maravilha sua salada minha amiga!

    ResponderExcluir
  11. Oi Kati. Esta sua salada de frutas está com uma "carinha" ótima!!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  12. Que chequirrimo Kati... quanto charme essa salada de frutas... adorei, uma exc elente participaçao!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  13. Hummm que taça deliciosa de salada de frutas Kati, o licor fez toda a diferença. Imagin o aroma e a delicia que ficou. ótima sugestão. Ja levai o link. Beijocas, bela participação.

    ResponderExcluir
  14. Nossa!! To babando aqui srs

    Beijinhos minha linda.. e um domingão maravilhoso viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...