sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sopa de abóbora e alho assados

A primavera chegou faz alguns dias, mas o frio ainda não foi embora. As sopas continuam presentes na minha mesa.

Desta vez, resolvi experimentar uma sopa com a famosa abóbora assada, parecida com a que eu vi no blog Technicolor Kitchen (sopa de abóbora assada com manjerona). E agora eu me pergunto por que eu não fiz esta sopa antes! A sopa ficou bem consistente, e o sabor é realmente mais concentrado do que com a abóbora cozida.

Para completar, ao mesmo tempo que assei a abóbora , assei alguns dentes de alho. Eu gosto muito do sabor adocicado do alho assado, por isso resolvi juntar nesta sopa. A Lylia, do Simples Assim já fez alho assado para petisco, o Rodrigo do Vivendo para Comer usou em um risoto e a Fê, do blog da Fê Dayrell, fez este filé ao molho de alho assado que ficou divino. Vale a pena conferir as receitas.



Ingredientes:
800g de abóbora
400g de batata
dentes de alho com casca (eu usei uns 8, mas fica a critério de cada um)
1 alho-poró (parte branca) fatiado (pode ser 1 cebola)
100g de cogumelos picados (opcional, eu usei porque tinha em casa)
azeite
sal, pimenta do reino, tomilho
creme de leite para servir

Descascar e fatiar a abóbora. Dispor numa assadeira junto com o alho e levar ao forno até a abóbora ficar macia. Enquanto isso, cozinhar as batatas descascadas e picadas em água com uma pitada de sal. Amassá-las quando ainda estiverem quentes. Quando a abóbora estiver macia, desligar o forno e retirar a assadeira. Descascar o alho. Passar no liquidificador a batata espremida junto com a água do seu cozimento (até dar um ponto cremoso), a abóbora e o alho.


Numa panela grande, refogar o cogumelo picado e o alho-poró no azeite. Juntar a mistura do liquidificador e aquecer até ferver.


Servir a sopa com uma colher de creme de leite.


12 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Nunca fiz, fiquei muito curiosa com a mudança do sabor certamente ficou ainda mais saboroso, gostei muito da sugestão certamente vou experimentar.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida, adoro suas sugestões de sopas são sempre tão apetitosas, esta com certeza irei gostar, bom final de semana, beijos !!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati!! Eu tb fiz sopa de abóbora essa semana! rsrs
    Mas adorei a dica de assar a abóbora e o alho antes!!! Vou testar

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Que óptima sopinha!
    Já levo a ideia ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. oi minha linda esta maravilhoso e perfeito...amei eu sempre faço aqui eu e biel amamos bjinhos doces

    ResponderExcluir
  6. Que delícia! Acho que quero um pratinho, para ficar forte e mais esperta! Amiga muito obrigada mesmo, me ajudou imenso...... Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, lá no blog tem uma receitinha pra você! Faça que é uma delícia......beijinhos e um final de semana abençoado!

    ResponderExcluir
  8. Oi Kati, adoro abóbora, e sua sopa parece deliciosa, ideal para aquecer as noites frias que tem feito por aqui.Adorei.Beijos querida, tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Que rica, asada la calabaza en pure la tengo que probar, te quedó deliciosa.Besos

    ResponderExcluir
  10. Kati querida, na postagem de ontem, deixo uma receitinha de bolo de maçã pra você, é com carinho....Beijinhos e um domingo abençoado!

    ResponderExcluir
  11. Amiga, já disse que amo a textura das suas sopas né?
    Essa está com uma carinha de quero mais..
    Eu adoro sopa de abóbora... e esta está me olhando e dizendo..
    "Me coma" parecendo o filme da Alice kkkkk

    Outro dia fiz um creme de grão de bico e me lembrei de você, porque a textura ficou assim.. rs

    Um beijo e um domingo super fofo viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...