segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sopa de legumes com ravióli

O que fazer com talos de brócolis, que não são aproveitados nas receitas? Eu guardo todos eles (congelo), picadinhos e cozidos rapidamente em água com sal, e uso quando vou fazer uma sopa. Serve tanto quando os legumes são picadinhos, quanto quando a sopa é cremosa, passada no liquidificador.

E como brócolis é o legume deste mês da nossa BC Comer bem para viver melhor, vou mostrar uma sopa de legumes caprichada, onde eu uso os talos picadinhos junto com outros legumes e alguns raviólis, que fazem lembrar os pratos italianos.

Para esta sopa eu usei caldo de galinha caseiro, que dá um sabor muito melhor do que o caldo de tablete. Recomendo fazer um dia antes um bom caldo caseiro (ver receita aqui o caldo de galinha), e depois usá-lo para a sopa, e outras receitas. Ele pode ser congelado e usado depois. Se quiser, pode usar caldo de legumes, ou de carne.

Esta sopa eu vi no site Danada da Nanda, que é uma fornecedora de marmitas na região de São Paulo e Sorocaba. As marmitas são feitas por ela mesma, com quase ou nada de gordura, ingredientes saudáveis e pratos equilibrados. Nunca tive a oportunidade de provar as comidas dela, porque eu não moro na região. Mas o fato é que eu comecei a observar as opções existente no cardápio da Nanda e me inspirar para compor o meu próprio cardápio em casa, e as minhas marmitas que eu levo para o trabalho.

Esta sopa apareceu um dia no cardápio da Nanda, e eu fiquei curiosa para fazer em casa. Os legumes picadinhos, o caldo caseiro e a massa recheada formam uma bela refeição, perfeita para os dias frios. Por minha conta, eu acrescentei um fio de azeite de boa qualidade, e um bom punhado de queijo parmesão ralado na hora (porque alguns daqueles de saquinho não merecem ser chamados de parmesão). Posso garantir que este pequeno detalhe faz uma diferença enorme no sabor da sopa.


Para 4 porções:
2L de caldo de galinha caseiro (ver receita aqui)
1 cebola picada
3 cenouras pequenas picadas
2 batatas picadas
talos de 2 brócolis picados
1 abobrinha picada
200g de tomates pelados (meia lata)
300g de ravióli de boa qualidade (eu usei um recheado com queijo, tomate e manjericão)
sal, pimenta do reino
queijo parmesão
azeite

Refogar a cebola em um fio de azeite. Juntar os legumes picados, os tomates pelados amassados com o garfo e o caldo. Deixar cozinhar em panela tampada e fogo médio até que os legumes fiquem bem macios. Quando estiver pronto, coloque os raviólis no caldo, deixe cozinhar durante o tempo indicado na embalagem. Servir sem demora para a massa não abrir e se misturar com a sopa.


Na hora de servir, regar a sopa com um bom azeite e umas lascas de queijo parmesão de boa qualidade ralado na hora. Ficou uma sopa muito saborosa e nutritiva.



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.



11 comentários:

  1. Uma sopa que está bem apetecível!
    Vou procurar o ravioli nas proximas compras.

    Quanto ao desafio do selinho, agradeço-te muito teres-te lembrado de mim! Só não coloco no blog porque não tenho esse hábito e não quero aceitar uns e não aceitar outros. Não leves a mal.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o aspecto desta sopa! Aliás, isto é praticamente uma refeição de tão reconfortante que deve ser :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderExcluir
  3. Sopinha bem gulosa esta hein, hum deu fome agora hehe, adorei a sugestão, bom início de semana querida bjs !!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Kati! :)

    Têm muito bom aspecto esta sopa mesmo!
    Obrigada pelo selinho e atribuição e a lembrança, mas já tinha respondido igual, e também decidi que não iria mais fazer esse tipo de "desafios", mas muito obrigada na mesma!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Que delicia essa sopa...
    Adorei
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Uma sopinha diferente mas que eu amei :)
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderExcluir
  7. Olá Kati,

    Uma sopinha assim é um conforto para a alma, ficou com uma cor lindíssima ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderExcluir
  8. Olá Kati,
    É uma sopa de legumes muito nutritiva, também muito saborosa, gostei muito da combinação de ingredientes da sopa.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  9. Olá Kati
    Que sopinha boa, sabe sempre bem um bom pratinho de sopa não é verdade?
    Beijinho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...