terça-feira, 9 de abril de 2013

Sopa de macaxeira com charque e Comidas de viagem - Restaurante Maria Maria em Recife

Depois de uns dias de descanso, voltei à minha cozinha e à minha rotina. E quando a gente passa um tempo fora de casa, só quer mesmo comida caseira, bem comfort food, para comer quando chegar. E como a primavera parece estar dando os seus primeiros sinais, apesar de bem atrasada, as sopas ainda são muito bem-vindas.

Na minha viagem ao Brasil em outubro / novembro do ano passado (2012), tive o prazer de visitar um restaurante em Recife especializado em comida regional de excelente qualidade. Este restaurante chama-se Maria Maria, e fica situado em Jardim São Paulo, um bairro popular na periferia do Recife.

Para mim é o melhor restaurante regional de Recife, desbancando vários outros famosos pela variedade e qualidade da comida servida, pela atenção com os clientes e principalmente pelo preço. Os preços são corretos, atrativos, e o custo-benefício é melhor do que em qualquer outro restaurante que eu conheço.

O ambiente é decorado com artesanato local, em um tema de cidade do interior, com a igrejinha, praça, cangaceiros, flores, toalhas de mesa feitas de chita colorida e ambiente animado e familiar. Engana-se quem pensa que o local é pequeno. Por trás da fachada de casa de família, as mesas se estendem pelo terraço, pelo quintal e onde mais tiver lugar. O restaurante é muito frequentado, por isso fica lotado rapidamente. Quando você chegar, pode dar o seu nome e o número de pessoas da mesa, e enquanto espera ser chamado, pode se divertir jogando dominó numa das mesinhas postas à disposição no jardim ou na calçada.

O cardápio encanta pela variedade dos pratos, qualidade da comida e generosidade nas porções servidas. O serviço é um pouco demorado, visto a quantidade de pessoas no local. Mas a espera compensa. A cozinha pode ser observada de longe, sem segredos, e podemos ver os produtos frescos sendo preparados na hora. A dona é muito atenciosa, humilde e disponível. Ela participa do serviço, ajudando a servir e a limpar as mesas, falando com os clientes para saber se algo não correu bem, e está sempre com um pé nas mesas e outro na cozinha.

Quero deixar claro que não estou ganhado nada em falar deste restaurante. Se eu deixo aqui a sugestão é porque realmente acho que vale a pena passar por lá para jantar uma comida regional de qualidade com toda a família por um preço justo.

Confesso que fiquei horrorizada quando fui num restaurante regional de Boa Viagem (bairro nobre e turístico de Recife) e vi no cardápio uma tapioca de manteiga por 5 reais, um preço que eu achei abusivo! Além do que o restaurante era escuro, tínhamos que colocar o celular do lado do cardápio para enxergar as letras, e o atendimento era péssimo. Nem digo o nome porque eles não merecem. Mas no restaurante Maria Maria é bem diferente.

Foi lá que eu provei uma sopa deliciosa de macaxeira com carne de sol desfiada e cubos de queijo coalho. A sopa vem acompanhada de torradinhas amanteigadas. Gostei tanto que fui lá outro dia para repetir a dose.



Foi lá também que eu vi pela primeira vez o cuscuz recheado na forma "peitinho". E foi lá que me disseram onde comprar a cuscuzeira que eu usei neste post (em volta do Mercado de São José, no centro). Eles também fazem pratos de carne de sol, galinha ou bode, e o acompanhamento pode ser escolhido entre macaxeira e inhame (e outro que eu não me lembro agora).

Aqui está a página no Facebook do restaurante Maria Maria, para quem se interessar. Para mim, é o melhor lugar para degustar uma boa comida regional em Recife.

Agora vamos ao que interessa. Na falta de uma receita de sopa de macaxeira, eu criei uma. Usei macaxeira e batata daquelas que se desmancham para criar a base da sopa. Eu usei charque porque não tinha carne de sol. E cortei-a em cubos, porque não tinha panela de pressão para cozinhar a charque até que ela começasse a desfiar. Usei cubos de queijo cantal, na falta do queijo coalho. E com todas as modificações, garanto que ficou delicioso.


Usei:
1,5 kg de macaxeira (mandioca, aipim)
0,5kg de batata (usar a batata que se desmancha, boa para purê, sopa ou batata frita)
500g de charque (ou carne de sol)
2L de caldo de carne (caseiro ou em tablete dissolvido em água fervente)
1 cebola picada
azeite/ óleo

Começar dessalgando a charque. Aferventar, escorrer a água, colocar água limpa. Repetir o processo 3 vezes. Para cozinhar a charque, se tiver panela de pressão, pode usar, depois desfiá-la (eu cortei em cubos, retirando toda a gordura, e fritei com um pouco de óleo). Dourar uma cebola picada no óleo, juntar a charque desfiada (eu usei a charque em cubos e frita). Reservar.

Em uma panela grande, cozinhar a macaxeira e a batata descascadas e cortadas em pedaços grandes com o caldo de carne. Quando estiverem macios, já se desmanchando, retirar e passar tudo pelo espremedor de batatas. A macaxeira é mais difícil de espremer, pois temos que retirar as fibras do espremedor a cada passagem, mas no final, dá tudo certo.


Misturar a charque frita (reservar um pouco para decorar) com a cebola no creme de macaxeira e batata, juntar os cubos de queijo e deixar derreter um pouco.


Servir a sopa com uns pedacinhos de charque reservados por cima. Esta sopa ficou bem caprichada e deliciosa. Para as noites frias e chuvosas, não tem nada melhor.


Para quem não viu, já mostrei um pedaço da nossa viagem:
Notícias
Comidas de viagem - sorvetes Frutos do Cerrado - Brasília
Praia dos Carneiros - Pernambuco
Comidas de viagem - Cafofo da tia Dica - São Luís do Maranhão
Alcântara - Maranhão e comidas de viagem
Chapada dos Veadeiros - Goiás  

4 comentários:

  1. Bom dia KAti... bem vinda depois do descanso!!!

    Olha amiga eu eu uso muito amandioca e fiquei com vontade de roproduzir essa sopinha maravilhosa!!! Hummm deu ate agua na boca!!!

    Beijocas

    MArgarida

    ResponderExcluir
  2. Olá Kati querida!!!!!!!!Que sopa deliciosa, amooooo macaxeira e charque, duas combinacoes perfeitas!!!!!!!!!!!!Nossa, estou babando com essa sua sopa aqui na frente do computador!!!Parabéns!!!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kati,
    Que sopa, só de imaginar a combinação de sabores já fiquei com fome, é sem dúvida uma deliciosa e nutritiva sopa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Kati querida, você quer me matar com estas imagens né.Chega babei, rsrsrs.Arrasou com este lindo post, fiquei com vontade de viajar.Beijos querida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...