quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sopa de queijo com legumes

Sim, sopa de queijo. Isto é possível, e nem fica muito calórica (260 calorias por porção). Mas para isso, a ideia é juntar legumes leves, como abobrinha, pimentão e alho-poró (ou ainda brócolis e couve-flor).

A primeira vez que eu provei esta sopa, foi uma amiga minha alemã que preparou. Ainda éramos estudantes, e, nas festinhas, os pratos servidos aos amigos eram sempre simples e baratos. E as sopas eram perfeitas para aguentar o frio.

Quando eu provei a sopa, fiquei maravilhada. Outro dia, tive a ocasião de ajudá-la a preparar. E a receita ficou gravada na minha memória, esperando uma oportunidade de fazê-la em casa.



A ideia é refogar os legumes (de preferência leves, para facilitar a digestão), usando bacon ou não (o bacon dá um sabor a mais, mas pode ser dispensado, ou trocado por presunto, frango desfiado ou peito de peru defumado). Depois, cozinhar tudo com um bom caldo caseiro (eu usei caldo de galinha caseiro). No final, juntar o queijo cremoso, aqueles triângulos - ou quadrados no Brasil - que são empacotados em papel laminado, os famosos ou a versão genérica (usei a versão genérica mais barata).

A sopa fica deliciosa, substanciosa, e agrada a todos! Acho que é uma boa forma de fazer as crianças comerem legumes!

Ingredientes para 4 porções (aproximadamente 260 calorias por porção, que varia em função do queijo utilizado):
2 abobrinhas (uns 500g) picadas em cubinhos
2 pimentões (300g) picados em cubinhos (usei um grandão vermelho e um verde pequeno - prefiro o sabor do pimentão vermelho, mas pode ser qualquer um)
1 alho-poró (300g) (parte branca) picado (se não tiver, use 1 cebola grande picada)
alguns pedaços da parte verde do alho-poró inteiros (para poder retirar quando a sopa estiver pronta)
100g de bacon picado (opcional, pode ser presunto de peru defumado, frango desfiado, etc.)
2 tomates (200g) sem pele (ou meia lata de tomates pelados, sem o suco)
1L de caldo de galinha caseiro (ver receita aqui)
de 150 a 200g de queijo cremoso (pode ser o queijo de triângulos, de quadrados, requeijão de copo, ou catupiry), em função da cremosidade do queijo e do seu gosto no resultado final da sopa
sal, pimenta do reino

Refogar o bacon na sua própria gordura. Juntar o alho-poró e refogar até que ele murche. Juntar o pimentão e deixar refogar.


Juntar a abobrinha picada, o caldo, a parte verde do alho-poró e deixar cozinhar até que a abobrinha fique macia (uns 10 minutos, é bem rápido). Retirar a parte verde do alho-poró, baixar o fogo, juntar o queijo cremoso e deixar derreter, mexendo de vez em quando. Acertar o sal e a pimenta do reino.


Servir quente, com pimenta do reino moída na hora por cima, e com fatias de pão tostado para uma refeição completa. Eu servi com uns palitos torcidos de massa folhada comprado pronto, mas podem ser feito em casa também.



19 comentários:

  1. Hummmmmm...o aspecto desta tua sopinha me agrada bastante deve ser uma delicia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Essa sopinha cai muito bem no clima aqui da Alemanha!!!Além de gostosa, super nutritiva, adorei a receita!!!bjos

    ResponderExcluir
  3. Essa sopinha tem um aspeto delicioso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sopa Kati e, talvez a faça hoje à noite.
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kati,
      Acabei agora de fazer e provar uma sopa baseada nesta tua (fiz com os legumes que tinha em casa) e, simplesmente amei esta sopa. É tão deliciosa que tive que te vir agradecer esta partiha.
      Amanhã publico a sopinha no meu blog, Kiss
      Susana

      Excluir
    2. Susy, que bom que você gostou e fez em casa.
      Obrigada por ter voltado aqui para me dizer.
      Beijos

      Excluir
  5. Que sopa tão apetitosa! :)
    Nunca comi sopa com queijo, mas adoro queijo e vou ficar com esta ideia na cabeça! :D

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Kati,
    Que sopinha deliciosa, super nutritiva e de queijo, humm, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esta sopa, gostei.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Que delícia amore, olha até babei aqui, eu querooo, essa eu vou fazer, mas já sabe né em versão individual, pois os meninos aqui não são fãs de queijo hehe, bjs !!!

    ResponderExcluir
  9. oi Kati,que delicia essa sopa,agora como já está fazendo frio a noite vai muito bem bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  10. Ai como gosto de uma sopinha Kati, ainda mais assim com legumes e queijo, que linda que fica, super caprichada, cremosa e deliciosa. Gostei demais dessa sua sopa, sua amiga alemã sabe bem o que é bom hehe. Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kati!
    Que sopinha maravilhosa! Gostei muito!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com curiosidade para testar!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  13. Kati, só assim meu marido cheeselover não reclamaria tanto das sopas! Rss. Como esse queijinho processado tem na versão light, é uma opção para uma sopa de queijo mais leve, com os legumes e tal. Adorei :) Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da tua sugestão, kati, e qq hora vou experimentar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Minha amiga.. isso é um atentado contra minha pessoa..
    Jesus que visão!!
    Nossa nunca imaginei sopa de queijo, mas pela carinha está dos deuses..
    Menina.... meu sonho de consumo, comer uma comidinha sua..
    Deve ser tudo de maravilha..
    Tudo o que você faz te uma carinha apetitosa.. é super criativa, caprichosa..
    Faz tudo ficar mais lindo.. comemos com os olhos..
    Tem mãos de fada amiga..

    Um super beijo no seu coração e um dia especial viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...