quarta-feira, 8 de maio de 2013

Berinjela - 11/05 ao 17/05: BC Comer Bem para Viver Melhor

A Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor deste mês traz como legume a Berinjela (grafia do português brasileiro), ou Beringela (grafia do português do Portugal).

A Berinjela é o fruto de uma planta originária da Índia, e que pertence à mesma família que o pimentão e o tomate. De polpa macia e de pele lisa e lustrosa, a variedade mais comum é a grande e roxa, ou vermelho escuro, mas existem também na cor branca, embora seja raro.

A berinjela é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C) e minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio).

Os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo. Alguns estudos apontam sua eficácia no controle do colesterol. Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.

É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.

As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.

Pode ser usada no preparo de pratos como o cuscuz, suflê, torta, salada, recheada, entre outras várias formas na cozinha. Também é muito boa para fazer lasanha. Cozida, frita, assada ou grelhada, a berinjela combina bem com pimento, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas. Também se podem fazer gostosas porções com vinagre com sabor característico. Com a berinjela, é possível se fazer tortas de sabor agradável. Se guardada dentro do frigorífico, num saco plástico, dura de uma a duas semanas. Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente. Uma boa maneira de aproveitar todas as suas propriedades sem sentir o sabor amargo do fruto é cortá-lo em cubos e misturá-lo ainda cru ao alimento, no momento da refeição.

Fonte: adaptado de Wikipédia.

Olha só tudo o que já foi publicado com este legume aqui no blog:
Quer participar da BC? Basta publicar uma receita com berinjela do dia 11 ao dia 17 de maio, ou então nos mandar o link de uma receita com berinjela já publicada no seu blog.

Aguardamos a participação de vocês do dia 11 ao dia 17 de maio!



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 

2 comentários:

  1. Kati, adorei a seleção! Eu gosto tanto de beringela...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá kati,
    Vou tentar participar.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...