quarta-feira, 15 de maio de 2013

Berinjela recheada

Berinjela recheada com carne moída não é novidade pra ninguém. Cada um tem a sua receita, e eu mostro aqui a minha.

Para mim, a berinjela recheada perfeita é aquela que se desmancha na boca, que a casca não oferece resistência ao corte, é macia e bem temperada.

O segredo para isso, na minha opinião, é assar a berinjela no forno baixo antes de rechear.
O recheio geralmente é de carne moída, que pode receber várias especiarias (como cominho, canela, coentro), e para dar a liga, pode-se usar ovo, ricota (como eu faço), ou farinha de trigo.
A cobertura é opcional, mas esta cobertura de tomates (tomates pelados picados) dá um sabor especial. Os tomates podem ser temperados, como para fazer um molho caseiro, com alho, cebola e manjericão. E por cima, podemos colocar queijo parmesão ralado, amêndoas, nozes...


Usei:
2 berinjelas grandes
500g de carne moída
250g de ricota
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 pitada de cominho em pó
coentro picado
sal, pimenta do reino
200g de concassê de tomates (tomates pelados picados)
queijo ralado
azeite

Cortar as berinjelas ao meio, retirar parte da polpa, abrindo uma cavidade como uma canoa. Picar a polpa e reservar. Salpicar sal por cima da berinjela e deixar descansar uns 20 minutos. Enxugar a berinjela (ela vai soltar bastante água) com um papel toalha e levar ao forno por 30 minutos.


Enquanto isso, preparar o recheio. Dourar o alho no azeite, juntar a cebola. Quando estiver dourada, juntar a carne moída, o sal, a pimenta do reino e o cominho. Refogar até que a carne esteja sem nenhum pedacinho vermelho. Juntar a polpa da berinjela picadinha, misturar tudo e deixar cozinhar em fogo baixo. A polpa da berinjela vai soltar água e vai cozinhar junto com a carne. Depois de 10 minutos, desligar o fogo. Juntar a ricota, tempera com coentro picado.

Retirar a berinjela do forno, rechear com a carne moída, cobrir com um pouco de tomate e colocar por cima o queijo ralado. Colocar as berinjelas de volta no forno para gratinar.




 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.



17 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Também considero a berinjela recheada um delicioso prato, nossa preferência é tanto de carne como peixe..., está ficou linda, tentadora.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Ficou com um aspecto mesmo muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Ficou mesmo no ponto, que aspecto delicioso

    ResponderExcluir
  4. Bom diaaaaaa!!
    Hummmm que tudo essa delícia amiga..
    Nunca fiz ela assim, assando primeiro, mas vou testar, a aparência está maravilhosa.
    Nossa!! Que charme.. e essa carne? Ai Deus que é tudo de delícia e mais um pouco..
    Ainda não fiz minha receitinha, vou ver o que apronto kkkk

    Beijinhos no seu coração e uma quarta-feira super linda viu?

    ResponderExcluir
  5. Hummm, delícia de berinjela!!!!!!!! Está com um aspecto saborosíssimo!!!!!!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Kati:)

    Não podia deixar de agradecer a tua visita à minha Casinha. Adorei! Volta sempre...

    Beringela só eu aprecio mas não como com muita frequência mas agora que meu pai começou a semear beringelas tenho de experimentar novas receitas e gostei particularmente da tua. Ficou com um aspecto delicioso!

    Continuação de boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Esta berinjela ficou tão gulosa amiga, eu adoro bjs !!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Kati, adorei a tua visitinha e o carinho no meu blog. Já sou tua seguidora antiga kkkk
    Espero que seja o início de uma grande amizade
    Amiga, já cheguei levando a receita do bolo de banana, achei maravilhosa

    Bjsssssssss, sucesso e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati,
    Eu também gosto de berinjela assim: molinha que se desmancha na boca. Gostei muito da sua sugestão.Logo, logo vou fazer.
    Bj,
    lylia

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de beringela recheada... esta versão deve ser magnifica!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Hummmm... de fato está uma delícia! Eu também adoro ela assim quando se desmancha na boca.... e é bastante saudável e bem vinda no almoço ou jantar! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Aiai, eu adoro essas canoinhas Kati... ficam deliciosas!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  13. Seja qual for a receita eu adoro beringela recheada.
    Ficou deliciosa.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  14. Está mesmo apetitosa!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  15. Oi Kati! Sabe, gosto muito de berinjela, de vários tipos: antepasto, milanesa, parmigiana. Também gosto de carne moída. Então sua receita, com a junção dos 2, parece uma delicia. Obrigada pelo segredinho de assar a berinjela no forno baixo antes de rechear.

    ResponderExcluir
  16. Katia, as fotos do seu blog são muito bonitas. Parabéns!
    Adorei a receita, parece muito apetitosa!
    :D
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...