quarta-feira, 1 de maio de 2013

Brownie de chocolate com nozes

O brownie é um bolo nascido nos EUA, cujo criador teria esquecido de colocar fermento na massa. O bolo, claro, não cresceu, mas foi cortado em quadrados para melhorar sua apresentação. O seu sabor forte em chocolate e sua textura bem macia e úmida conquistaram o mundo inteiro, adultos e crianças. O brownie é um clássico da cozinha americana que foi adaptado no mundo inteiro. Fonte: Wikipédia.

Aqui na França, o brownie é comumente feito com pedaços de nozes. Em outros lugares, ele leva macadâmias, pedacinhos de chocolate branco, ou qualquer outra coisa.

Esta receita eu copiei de uma amiga, que nos fez este delicioso brownie na casa dela. O bom é que ele pode ser preparado rapidinho, enquanto os convidados estão chegando, para ser degustado ainda quente.

Eu preparei este brownie para um pique nique. E fez o maior sucesso. A casquinha fica crocante, e o interior bem macio e úmido.



Ingredientes:
200g de chocolate (usei chocolate amargo, 52% de cacau)
150g de manteiga
3 ovos
100g de açúcar (usei menos)
1 colher de sopa de açúcar de baunilha (um pacotinho)
100g de farinha de trigo
nozes partidas grosseiramente (pode ser castanhas, pedaços de frutas secas, cubinhos de chocolate)
(este brownie não leva fermento)

Derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Juntar a manteiga, misturar até que fique homogêneo. Deixar esfriar. Bater bem os ovos com o açúcar até que fique um creme claro e espumoso. Acrescentar o chocolate com a manteiga (quando já tiver frio, senão os ovos vão cozinhar imediatamente) e misturar bem. Juntar a farinha de trigo e misturar até a massa ficar homogênea. Juntar as nozes quebradas, misturar delicadamente e deitar numa assadeira pequena e rasa coberta com papel manteiga. Levar ao forno por 20 minutos.

Algumas pessoas usam a assadeira coberta com papel alumínio. Eu não gosto. Acho que o papel manteiga é bem mais prático, nada gruda nele e ele não contém alumínio. O papel manteiga substitui o papel alumínio com muito mais vantagens.



Cortar em quadrados e, se desejar, servir ainda morno com uma bola de sorvete de baunilha por cima.


15 comentários:

  1. Adoro brownies! Excelente sugestão!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro brownie de chocolate! E com noz fica ainda melhor :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Adoro e esses ficaram um delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. que foto mais linda Kati!

    quase me senti aí comendo um pedacinho desse brownie tão gostoso!

    ResponderExcluir
  5. Oba eu também quero fazer um piquenique e provar desta delícia, sou fã de brownie o seu está com um ótimo aspecto, bom feriado amiga beijos !!!

    ResponderExcluir
  6. Lindos os teus brownies, estaladiços em cima, como eu gosto!
    Beijinhos e resto de bom feriado!

    ResponderExcluir
  7. Gostei de passar por aqui. Tenho lá em casa devoradores de chocolate e acho que vou experimentar a receita que tem um aspecto delicioso.
    Já marquei lugar e vou seguir.
    Bom feriado
    Bjs
    Vivi
    http//esquecimedeviver.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Kati, eu adoro brownies e os teus estao uma verdadeira tentaçao que maravilha... faz tempo que nao preparo!!

    Beijocas

    Margarida

    * gostei muito de ter falado com vc!!

    ResponderExcluir
  9. Lindos os seus brownies, Kati, e lindas fotos! Gostei também de saber um pouco mais sobre a história. Levo a receita.
    Bjos e boa quinta!

    ResponderExcluir
  10. Eita que visão amiga srrs
    Hummmmm

    Eu nunca fiz... a filhota fez uma vez..
    Eu acho super lindo.. e com um sabor pra lá de bom..
    Adorei..

    Sabe o que eu fiz hoje aqui para o almoço?
    Pato assado ao molho de laranja..
    Kati minha linda.. ficou dos deuses..
    Lembrei de você.. até comentei com as formigas que você sempre faz receitinhas que levam pato..
    Fiquei de olho no seu arroz, mas acho que vai ter que ficar pra próxima vez que eu ganhar outro pato.. porque a turminha aqui quase acabou com ele no almoço kkkkk

    Beijinhos minha linda.. e uma tarde especial viu?

    ResponderExcluir
  11. oi Kati,brownie e tudo de bom e servido com sorvete melhor ainda bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  12. óptima sugestão!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha de brownie.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...