sexta-feira, 17 de maio de 2013

Carne de porco ao molho de ameixas

Para a BC Comer Bem para Viver Melhor deste mês, escolhemos fazer uma receita com frutas secas. Eu usei ameixas secas. Já fazia um tempo que eu queria preparar este prato, mas sempre aparecia outro na frente. Mas a receita caiu muito bem com o tema da BC, então resolvi preparar.

Eu tinha na geladeira umas ameixas secas que precisavam serem usadas e quase meia garrafa de um vinho tinto que foi meio que esquecido. Resolvi usar carne de porco porque acho que ela vai bem com um toque doce. Mas pode ser substituído por carne de frango ou de peru.

Quem tiver em casa um cálice de vinho do porto sobrando e quiser adicionar ao molho, garanto que ele ficará ainda melhor. E para os que forem mais pacientes, ou prevenidos preparando o prato na véspera, saibam que este molho no dia seguinte fica uma perdição! Mais encorpado e mais delicioso do que quando preparado no dia.


Ingredientes:
2 xícaras de chá de ameixas secas
300mL de vinho tinto
500g de de bifes de carne de porco
1 colher de sopa de pasta de alho e gengibre
1 cebola grande picada
200g de tomates pelados picados (meia lata, ou 3 tomates médios)
caldo de carne (1 cubo dissolvido em 300g de água)
azeite

Na véspera, deixar as ameixas de molho no vinho tinto.
Dourar os dois lados dos bifes no azeite quente. Reservar. Na mesma panela, colocar a pasta de alho e gengibre e deixar dourar levemente. Juntar a cebola picada e deixar refogar um pouco. Juntar as ameixas com o vinho tinto e deixar evaporar um pouco. Juntar a carne reservada, os tomates pelados picados e cobrir com o caldo de carne. Deixar o molho apurar uns 30 minutos no fogo médio. Mas se tiver tempo, prepare o prato na véspera. O molho fica ainda mais saboroso e encorpado no dia seguinte.

Eu servi com batata bolinha cozida no vapor e depois passadas na panela com azeite quente para dourar.



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.

24 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Gostamos muito dessa combinação de carne de porco com ameixas, a receita é muito saborosa e as dicas são muito úteis.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Kati, essa carne esta com um aspecto super delicioso.
    Adorei essa combinação,nunca comi mas acho que ia adorar.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que prato lindo Kati parabéns
    bom final de semana
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que carne deliciosa e adoro a conjugação de carne e fruta, delicia

    ResponderExcluir
  5. Kati minha linda..
    O que é isso?
    Nem tenho mais adjetivos pra te elogiar menina.. srs
    Ai que delícia..
    Imagino que o sabor ficou divino..
    A carinha está linda..
    Nossa!!

    Tudo de delícia e mais um pouco..

    Você como sempre perfeita em suas apresentações.

    Beijinhos minha amiga e uma seta-feira super linda viu?

    ResponderExcluir
  6. Parou foi tudo agora!!!

    Que receita perfeita é essa minha amiga?
    Eu jamais imaginaria usar vinho, ameixas e carne de porco. E você me deixou quase mordendo a tela do computador com essa maravilha.
    Que prato lindo!!!

    Esse eu vou fazer e te mandar a te a foto depois!!!

    Ameeeeeeeei!!!!!!!!!!!

    Beijos!

    Selma

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha, Kati... Fica na minha lista para fazer, adorei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Deliciosa sugestão amiga e este prato tenho certeza que vai agradar bem os paladares aqui em casa, tem sorteio lá no blog vem participar bjs !!!
    http://solpatisserie.blogspot.fr/2013/05/mon-deuxieme-concours-meu-segundo.html

    ResponderExcluir
  9. Olá Kati, tudo bem?
    Hummmmm.....que prato lindo e saboroso!
    Amei a combinação de ingredientes, sou fã de carne de porco
    e de ameixa tbm arrasou!

    Beijos, ótimo fds!

    ResponderExcluir
  10. Ué Kati me perdi agora... a fruta nao era so amanha dia 18?? estou completamente perdida nas datas....

    Adorei essa sugestao de lombo de porco com ameixas... nao me falhando a memoria (afinal ja la vao quase 20 anos) foi um dos pratos que esteve presente no meu casamento!!!!

    Delicia

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  11. Excelente escolha Kati, ficou com um aspecto delicioso esse prato !! Eu adoro esse mix de sabor entre o doce e o salgado!!

    Beijinhos e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  12. oi Kati outro dia fiz também uma carne suína com ameixa ficou simplesmente fantastica,essa sua está com carinha de quero mais bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  13. hummm amei a combinação dde sabores ....parabens minha linda bjão grandes

    ResponderExcluir
  14. Que aspecto delicioso!! Adorei!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Kati!
    Resolvi participar da coletiva e escolhi tâmaras, mas considero as ameixas secas são ainda mais gostosas.
    Até poucos anos atrás não me atraía a mistura de ingredientes doces nos pratos salgados, mas mudei completamente de opinião. Ameixa, vinho e gengibre devem ter dado um toque muito saboroso à carne de porco.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Kati, a tua carne ficou maravilhosa.
    Eu gosto da carne bem douradinha como a tua ficou.

    Adorei!

    Bjssss querida

    ResponderExcluir
  17. Olá Kati,
    Que bela carne, e esse molho de ameixas... hum, mesmo apetitoso.
    Adorei as papoilas, que lido está o blogue!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Kati,
    A carne de porco com as ameixas fica sempre bem, adoro esta conjugação de sabores.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  19. Oi Kati, no passado fiz muito lombo recheado com ameixas.Vendo sua receita me lembrei que faz muito tempo que não preparo essa deliciosa combinação.Adorei sua receita, ficou espetacular.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  20. Vi seu blog la no cantinho da Sheila (Cozinha de Mulher), e vim conferir realmente é delicioso, nunca fiz esta receita mas já anotei e vou testar hummm, parabéns pelo excelente trabalho aqui realizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia!
      Obrigada pelo carinho e pela visita. Sinta-se em casa aqui no blog!
      Beijos

      Excluir
  21. Oi Kati, passei p/desejar uma linda sexta-feira
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  22. Oi Kati! Quantas delicias eu perdi por aqui! Preciso fazer aquele bolo com bananas, adoro! Estou aqui também ora agradecer o carinho lá no blog!
    Beijao,
    Mel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...