segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cogumelos salteados com ovo pochê

Hoje eu queria mostrar que podemos fazer pratos sem carne que são bonitos, elegantes, saborosos e ficam muito bem quando temos convidados em casa. Ainda mais porque são fáceis e rápidos de fazer e levam poucos ingredientes.

Não sei vocês, mas eu gosto de preparar pratos em pouco tempo, para aproveitar ao máximo meus convidados, ou então passar mais tempo curtindo um jantar romântico, sem me descabelar na cozinha.


E como eu acho os cogumelos frescos muito saborosos, quis fazer um prato de cogumelos salteados bem simples, onde eles fossem a estrela principal. Para ficar uma entrada completa, coloquei um ovo pochê por cima, temperado com sal grosso moído na hora e pimenta de Espelette.

Comecei fatiando os cogumelos frescos e um pedaço de alho-poró (parte branca). Refoguei o alho-poró no azeite em fogo médio, juntei os cogumelos fatiados. Quando os cogumelos começaram a murchar, juntei um pouco de vinho branco, e deixei no fogo até evaporar, mexendo de vez em quando. Salpiquei com sal e pimenta do reino.

Ao mesmo tempo, em uma panelinha com água, cozinhei ovo "pochê" (1 ovo por pessoa). O ovo foi cozido em água fervente com um pouquinho de vinagre e de sal. Quando a água estava quase fervendo (com as bolhinhas no fundo da panela), mexi com a colher para retirar as bolhas, fazendo um movimento circular. Quebrei o ovo no meio do redemoinho que se formou, e deixei cozinhando alguns minutos.


Depois foi só arrumar os cogumelos no prato, colocar o ovo por cima e salpicar sal grosso moído (ou flor de sal) e uma pitada de pimenta de Espelette (se não tiver, use páprica doce, que é mais fácil de ser encontrada).

Para quem não sabe usar flor de sal, fica aqui a dica: eu prefiro usar somente na hora de finalizar um prato, quando eu quero dar um toque salgado e meio crocante ao alimento (geralmente legumes cozidos, carnes grelhadas, ou ovo). Nunca uso para cozinhar (acho um desperdício). E quem não tiver flor de sal, o mesmo efeito crocante pode ser obtido com sal grosso moído na hora, que por sinal é muito mais barato.

14 comentários:

  1. Kati, este pratinho está bem convidativo! Tem tudo o que eu gosto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro cogumelos, acho que ficou delicioso

    ResponderExcluir
  3. Que prato tão apetitoso!
    Gosto muito de ovos assim...
    Eu adorei! :)*

    ResponderExcluir
  4. amiga estes ocgumelos estão maravilhosamente divinos ..bjinhos doces

    ResponderExcluir
  5. Adorei este prato, Kati!! Tem toda a razão de que é possível fazer uma refeição sem carne de forma simples e deliciosa!!
    Ficou com um aspecto fantástico!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderExcluir
  6. Que pratinho simples e delicioso....
    Adorei!!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Que prato lindo kati e deve ser delicioso
    Adorei a dica do sal grosso
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi amore sabe que adoro ovo poche mas vim descobrir que ele tem esse nome quando cheguei aqui hehe, uma sugestão deliciosa, bom início de semana bjs !!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati, estou eu aqui, novamente quase comendo o monitor rsrsrs

    Uma ótima semana a vc.


    Audeni

    ResponderExcluir
  10. Nem preciso falar que estou babando aqui né? srrsrs
    Hummmm
    Estava até comentando com as formigas.. que eu quero muito comprar cogumelos pra poder fazer alguma receitinha.. deve ser muito saboroso..
    Eu sempre vejo em suas receitinhas e fico só na vontade. rsrs
    Esse ovo pochê está demais amiga.. Adoro!!
    O meu não fica assim tão lindo quanto o seu..

    Adorei e dica..

    Beijinhos e uma noite mais que especial viu?

    ResponderExcluir
  11. Oh Kati,
    Uma refeição que me agradaria e muito, adorei.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Kati,
    Deliciosa combinação de ingredientes, sem dúvida encantou todos os paladares.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...