quinta-feira, 9 de maio de 2013

Frutas secas - 18/05: BC Comer Bem para Viver Melhor

A fruta escolhida este mês para a nossa Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor é fruta seca.

Fruta é toda aquela fruta que foi seca, tanto naturalmente quanto por meio de uma máquina, como um desidratador alimentício. Passas, ameixas secas e tâmaras são exemplos de frutas secas consumidas popularmente; outras frutas que costumam ser secas são maçãs, damascos, bananas, oxicocos (cranberry), figos, kiwis, mangas, asiminas, pêssegos, peras, caquis, abacaxis, morangos e tomates. Além de frutas inteiras secas, um purê de frutas também pode ser seco, em camadas, para criar uma espécie de "couro" de fruta.

A secagem conserva a fruta, mesmo na ausência de refrigeração, e aumenta significantemente a sua vida útil. Quando a fruta fresca não está disponível, não pode ser obtida ou não está na época, a fruta seca é uma alternativa. Costuma ser adicionada à misturas assadas ou misturadas a cereais.

Como a fruta fresca, a fruta seca também pode ser rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, ácido pantotênico e sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cobre, manganês).1 2

Como a desidratação pode resultar numa perda de até sete oitavos do total de água, as frutas secas costumam ter um sabor mais forte do que as frescas. Secar uma fruta, no entanto, também destrói a maior parte da vitamina C presente nela.

Frutas secas preparadas comercialmente podem conter dióxido de enxofre, que pode provocar asma em indivíduos suscetíveis; frutas secas sem o dióxido de enxofre já são disponíveis. O enxofre é adicionado para proteger a cor e o sabor da oxidação. Frutas secas "orgânicas" são produzidas sem a substância, o que resulta numa fruta mais escura, e num sabor mais oxidado, que pode ter o gosto de chá seco. A cor de algumas frutas também pode ser ajustada até certo ponto, com pouco impacto no sabor, através do tratamento das frutas frescas recém cortadas com um preparado rico em vitamina C (como uma mistura de água e suco de limão) alguns minutos antes do processo de secagem ser iniciado.

Recentemente tem havido uma tendência crescente na venda de frutas secas "prontas para comer"; estas frutas são armazenadas em embalagens fechadas a vácuo, para melhor preservá-las. Ameixas e damascos preparados desta maneira não guardam a textura característica da fruta seca da maneira tradicional.

Fonte: Wikipédia.

As frutas secas aqui em casa são consumidas puras ou em preparações tanto doces quanto salgadas. Eu costumo usar uva-passa, ameixa e damasco.

Confira aqui as receitas salgadas com frutas secas:

E agora, as receitas doces:

Manjar branco com calda de ameixa e calda de maracujá
Bolo de noiva pernambucano
Compota de frutas secas
Folhados de queijo com damasco e mel
Granola caseira

Quer participar? Basta nos mandar o link de uma receita já publicada no seu blog com frutas secas (ameixa, uva-passa, damasco, tâmara, etc.) até o dia 18/05 ou publicar uma nova no dia 18/05.



 

Organização da BC Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 

Um comentário:

  1. Bom dia Kati,
    Um post com muita informação interessante, gostei muito. obrigada.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...