quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ovos assados no molho de tomate

Estes dias eu estava querendo fazer um jantar rápido, mas saboroso, e usando o que eu tinha em casa: ovos! Pode parecer prato de estudante e usa ingredientes baratos, mas o resultado é muito saboroso. E eu gosto de comida simples.

Achei esta receita de ovos assados em molho de tomate (Uova in camincia rossa) no blog Cucina Artusiana da Carla Maicá e resolvi preparar em casa. Ela deixou o prato com uma cara muito elegante e bem apresentável, que abre o apetite de qualquer um.

Eu tenho o costume de preparar ovos no forno, como eu mostrei aqui (ovos em cocotte no tomate). Eu quebro o ovo num potinho untado e forrado com presunto (ou dentro de um tomate), cubro com uma colher de creme de leite e queijo, depois levo ao forno. Mas este com molho de tomate me agradou bastante.


Eu escolhi assar o ovo no forno. Mas ele também pode ser cozido na panela mesmo, dentro do molho de tomate, como um ovo escalfado (ovo pochê). E assim o prato fica parecido com uma moqueca de ovo, como fez a Laura Lúcia (Só Receitas Simples) e a Elvira, do Elvira's Bistrot.

Ingredientes para 2 porções:
200 gramas de tomates picados (usei meia lata de tomates pelados cortados)
50g de bacon picado (opcional)
01 cebola média picada
02 dentes de alho picados
1/2 pimentão vermelho picado (usei pimentão sem pele)
1/2 xícara de salsinha picada (usei coentro picado)
folhas de manjericão fresco (não tinha, usei orégano)
Sal e pimenta a gosto
01 colher sopa de azeite de oliva para refogar
02 ovos

Refogar o bacon picado sem adicionar gordura. Quando este começar a ficar dourado, juntar a cebola picada e deixar refogar mais um pouco, depois juntar o alho picado. Adicionar o pimentão e o tomate picado. Molhar com um pouco de água, se necessário (eu molhei com o suco dos tomates pelados). Deixar cozinhar durante uns 10 minutos em fogo baixo. Acertar o sal e a pimenta do reino. Juntar a salsa (para mim, o coentro), o manjericão (para mim, orégano) e desligar o fogo. Dispor um pouco do molho num refratário pequeno que possa ir ao forno, quebrar um ovo por cima, temperar com sal e pimenta do reino. Levar ao forno preaquecido por uns 10-20 minutos, até que o ovo esteja assado ao seu gosto.


Lembrando que o bacon da receita é opcional. Eu usei porque tinha em casa. Ele dá um sabor muito bom, mas pode ser retirado para uma refeição mais leve, ou sem carne, já que a estrela do prato é o ovo.

13 comentários:

  1. Não conhecia a receita, mas parece-me ótima...gostava de experimentar!
    Bom dia!
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Que deliciosa sugestão! :D
    Gosto muito deste tipo de refeições!*

    ResponderExcluir
  3. Hummmm....que delicia. Adoro ovos com molho, e essa apresentação ficou mesmo linda Katita. Uma bela refeição. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei esta tua sugestão amiga ficou uma refeição perfeita!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que bela receitinha e que bela apresentação,
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de pratos com tomate e ovos. Boa sugestão!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Kati, que delicia, adorei esses ovos, que aspeto maravilhoso!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  8. Muy rica y sabrosa receta, una hermosa presentación.Besos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Estes ovos eu conheço como Uova in Purgatorio (Ovos no Purgatório) ... é para mim um prato cheio de histórias de família, desde a Itália ... em uma época de guerra e escassez, histórias contadas pela minha nonna.
    Até hoje faço ... um pouquinho diferente ... mas adoramos!
    Um beijo Kati, prazer em conhecê-la.

    ResponderExcluir
  10. katita, que bela receita... eu ja fiz ovos no fogo com molho, mas no forno, não, adorei a ideia.
    beijo grande e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Nossa... super lindo esse prato..
    Adoro ovos.. e esses estão convidativos..
    Eita que eu queria..
    Menina.. ontem fiz um pirão de ovo, tirado do meu livro Cozinha Pernambucana, devo confessar que eu me apaixonei..

    Eita lelê srsrr

    Beijoka amiga e uma tarde especial viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...