terça-feira, 14 de maio de 2013

Salada completa de lentilha, berinjela, frango e tomate seco

Sempre que posso (e que eu lembro), eu uso leguminosas para enriquecer as refeições. Agora com os dias mais longos e as temperaturas mais amenas, o corpo pede refeições mais leves, como saladas. Mas não aquelas saladinhas básicas de alface. Saladas nutritivas, que são uma refeição por inteiro.


Esta aqui levou:
1 xícara de lentilhas verdes
1 berinjela
100g de tomates secos
1 cebola cortada em rodelas
1 colher de sopa de manteiga
150g (1 peito) de frango desfiado (aproveite o cozimento do frango para fazer este caldo de frango caseiro)
rúcula

Começar cozinhando as lentilhas em 4 xícaras de água e uma folha de louro. Quando elas estiverem macias, escorrer a água e reservar.
Cortar a berinjela em rodelas, salpicar sal, e deixar descansar. Depois de uns 20 minutos, enxugar as rodelas de berinjela com papel toalha.
Numa frigideira de fundo grosso ou numa grelha, derreter a manteiga, juntar as rodelas de cebola e deixar até que fiquem caramelizadas. Reservar.
Na mesma panela, sem acrescentar nenhuma gordura, grelhar as rodelas de berinjela. Quando ela estiver dourada de um lado, virar e deixar dourar do outro. Cortar em pedaços menores e reservar.


Misturar a lentilha cozida com a cebola caramelizada, a berinjela picada, os tomates secos picados e o frango desfiado.

O molho de mel e mostarda levou:
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 colher de sopa de azeite
sal, pimenta do reino

Fazer o molho misturando todos os ingredientes.


Colocar a rúcula no prato, arrumar a salada de lentilha por cima e regar com o molho.



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.



13 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Estas saladas nutricionalmente mais completas são práticas, saciam e são muito saborosas, muito boa sugestão de salada e molho.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Que linda esta salada, Kati! Bem nutritiva e saborosa.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Uma salda completa e muito bonita, gostei dos ingredientes

    ResponderExcluir
  4. oi minha querida esta salda esta totalmente completa ..não precisa de mais nadinha amei a sua sugestão bjão grandes boa semana

    ResponderExcluir
  5. Nunca comi lentilhas mas achei essa salada uma delicia.
    Provaria de boa vontade.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que bela saladinha, ficou um delicia :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderExcluir
  7. Olá:)

    Tenho de experimentar uma salada assim, normalmente só utilizo a lentilha na sopa.
    Também adoro saladas mas tal como você - que substitua a refeição:) Mas também gosto de uma saladinha a acompanhar.

    Gostei do blog e já fiquei seguidora:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Saladas assim fazem muitas vezes as minhas refeiçoes. Lentilhas nunca comi mas essa salada agora deu vontade de provar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi mInha querida Kati... sei levou um susto de manha... ok... foi de manha mesmo, eu enntrei e panico porque eu sempre comento quem me comentava, sempre tinha uma palavra amiga, sempre gosto de personalizar meus comentarios, e de repente eu me vejo impedida disso, minha vida virou um rol de tudo e mais alguma coisa para fazer e eu sem saber muito bem como me virar... felizmente para a semana as coisas ja acalmam e eu volto á normalidade... amei essa saladinha eu na sexta vou deixar mais uma receita com beringela e nao sei qual é o fruto desse mes... ando aleste!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  10. Kati querida, amei essa receita, sua salada ficou maravilhosa, adoro todos os ingredientes que vão, e esse molho de mel e mostarda, fechou com chave de ouro. Fantástica. Levo a receita miga. Beijocas

    ResponderExcluir
  11. ai caramba...sem palavras para esse teu pratinho lindo e maravilhoso...=D

    Beijocas

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Kati, que salada elegante!
    Meu coração vibrou aqui ... saudável e com muitos sabores.
    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
  13. Amiga.. isso sim é uma salada..
    Jesus poe a mão..
    Hummmm
    Ficou super linda.. e com uma carinha de quero mais..
    Ai que tudo..
    E esse molho?
    Esse eu vou fazer.. porque amo molhos..
    E vamos combinar que esse está dos deuses..
    Ai delícia..

    Beijinhos minha linda.. e uma noite super especial viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...