quinta-feira, 9 de maio de 2013

Torta de aspargos e queijo parmesão

A revista Marmiton que eu comprei este mês trazia várias receitas com aspargos. Me inspirei numa delas para fazer esta quiche ou torta de aspargos e queijo parmesão.


Comecei fazendo a massa. O problema foi que eu esqueci de compra manteiga, e só tinha um pouquinho em casa. Resolvi fazer metade manteiga, metade azeite. E o resultado foi excelente!


40g de manteiga
40g de azeite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 ovo
250g de farinha de trigo (um pouco mais ou um pouco menos)
1 colher de sopa de água fria

Misturar a manteiga, o azeite e o ovo com metade da farinha. Misturar bem e juntar o restante da farinha aos poucos, até a massa formar uma bolo. Juntar a água fria e misturar bem a massa em forma de bola. Enrolar a bola de massa com um papel filme e deixar descansar na geladeira por 1h.

Enquanto isso, fazer o recheio:
500g de aspargos frescos
250g de ricota
100g de queijo parmesão de boa qualidade cortado em lascas
3 ovos
1 xícara de chá de leite
sal, pimenta do reino, noz-moscada
queijo para gratinar

Cortar a base fibrosa dos aspargos e descartar. Descascar os talos dos aspargos, cortar as pontas (uns 10cm), e picar o restante. Cozinhar em água fervente até que fique macio. Reservar as pontas para a decoração e o restante para o recheio.
Misturar a ricota, o leite, os ovos, o queijo parmesão. Temperar com sal, pimenta do reino e uma pitada de noz-moscada. Juntar os aspargos picados. Reservar.

Abrir a massa numa forma para tortas. Furar com um garfo e levar para assar até que a massa fique firme, mas retirar do forno antes que ela fique dourada. Espalhar o recheio por cima, arrumar os aspargos reservados, o queijo e levar ao forno para assar o recheio (teste do palito).

Servir quente com uma salada de folhas.

 

13 comentários:

  1. Que linda ficou! Uma delicia de certeza!
    Tenho um desafio a decorrer no meu cantinho. Participa!
    Deixo o link: http://receitasseducao.blogspot.pt/2013/05/arroz-de-acafrao-e-ervilhas-com-peixe.html

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  2. Ficou com um aspecto mesmo muito bom, adoro espargos!

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bonita, adoro espargos nas quiches.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de espargos e achei a torta uma delicia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!

    Nunca comi aspargos, acredita?
    Não sei nem tentar adivinhar que gosto tem, mas tenho vontade.
    Quem sabe essa torta não inspira a perder o receio de comprar e não gostar, né?

    Amei a cor dourada dela.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  6. Hummm essa é uma torta que me agrada bastante, mais uma para experimentar, bjs querida !!!

    ResponderExcluir
  7. Que tarte deliciosa... gostei!!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia, estou babando e nem posso pegar um pedacinho....beijocas.

    ResponderExcluir
  9. E olha só, vc se saiu bem Katita,as vezes não tenho manteiga e fico sem fazer a receita, vc usou o azeite e pra mim foi uma ótima dica. Sua torta ficou lindissima e muito saborosa. Adoro aspargos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Kati, esta tarte fica anotadíssima para fazer em breve... nem podia ser de outra forma, eu adoro espargos e queijo parmesão! Deve ser deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...