sexta-feira, 10 de maio de 2013

Torta de banana com especiarias

Esta é a segunda vez que eu faço esta torta. A primeira ficou tão boa que desapareceu antes que eu pudesse tirar uma foto. Mas desta vez eu consegui!

A minha inspiração foi esta torta de banana da minha querida Sheila, do blog Cozinha de Mulher. A torta dela ficou tão bonita que não saiu da minha cabeça até conseguir prepará-la. E agora eu que provei, não quero fazer de outro jeito. Este bolo é um dos melhores que eu já fiz. A casquinha crocante de caramelo com sabor de banana que se forma nas laterais é deliciosa!


A massa que eu usei foi a minha clássica do bolo de iogurte, que já apareceu por aqui muitas vezes. Como eu sempre tenho bastante iogurte natural em casa, gosto da facilidade do preparo e principalmente do sabor do bolo, eu repito sempre a mesma receita, seja com bolo doce ou com bolo salgado. Eu sou assim, quando cismo com uma receita, faço a mesma receita usando todas as variações possíveis. Desta vez, usei umas especiarias que eu acho que combinam muito bem com a banana.

Vamos à receita:
5 bananas maduras cortadas em fatias ou em rodelas (usei 5 bananas pequenas, mas a quantidade deve ser o suficiente para cobrir o fundo da forma)
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
uma pitada de canela

Fazer um caramelo com o açúcar, a água e a canela. Levar tudo ao fogo numa panelinha, ou na própria forma onde o bolo vai ser preparado (se a forma suportar o calor direto). Deixar aquecer em forno médio, sem mexer com a colher, até formar um caramelo claro. Colocar a calda na forma e arrumar as fatias de banana por cima.

Eu acho mais fácil preparar o caramelo assim do que derreter o açúcar e somente depois colocar a água.


Prepara a massa do bolo:
2 potes de iogurte natural (usar o pote como medida)
1 pote de óleo
2 potes de açúcar
4 ovos
1 colher de chá rasa de cada uma das especiarias: canela, noz-moscada e gengibre em pó
1 saquinho de açúcar de baunilha (ou essência de baunilha)
3 potes de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Com um batedor de arames (fouet), bater bem o iogurte com o óleo. Juntar o açúcar. Misturar os ovos um de cada vez, batendo bem entre eles. Juntar as especiarias e o açúcar de baunilha. Juntar a farinha de trigo aos poucos, batendo bem. No final, juntar o fermento e misturar delicadamente. Deitar a mistura sobre as bananas, na forma caramelizada. Levar ao forno até assar (teste do palito).



Da primeira vez que eu fiz a receita, o bolo não grudou nadinha na forma. Era uma forma mais rasa e redonda. Mas da segunda vez (uma forma mais funda e de buraco), ele grudou um pouco na parte que não foi melada pelo caramelo. Alguém sabe se é preciso untar a forma antes de caramelizar? Ou talvez tenha sido a quantidade de caramelo que não foi suficiente para o tamanho da forma?

Se alguém tiver uma ideia do problema, agradeço pela ajuda!

9 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Esta torta tem um lindo visual, muito tentador, impossível só comer uma fatia.
    Feliz dia das mães,(Brasil), beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Olá Kati! Eu não costume untar a forma quando caramelizo... Mas ficou lindo o teu bolinho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Fica mesmo muito bonito esse bolo, que delícia!

    ResponderExcluir
  4. Que delicia! Adoro este tipo de bolos!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Uma delícia, sabe que tbm acho prática a massa de bolo de iogurte e concordo contigo combina com tudo, ficou lindo este bolo e com certeza muito saboroso, bom final de semana amiga bjs !!!

    ResponderExcluir
  6. Hummm, esse bolinho está convidativo a ser degustado com uma boa xícara de café passado na hora, adorooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!

    Imagino o cheirinho desse bolo invadindo a casa, hein?
    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  8. Ficou lindo e deve ser bem gostosa. Adorei.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...