terça-feira, 11 de junho de 2013

Molho bolonhesa caseiro

Para este mês, a BC Comer Bem para Viver Melhor tem o prazer de apresentar o tomate como legume escolhido. Eu escolhi fazer um bom molho de tomate para prestar homenagem a este legume / fruta tão apreciado no mundo inteiro.
Trouxe este clássico da cozinha italiana, o molho bolonhesa. Ele foi certamente adaptado a gosto de cada região onde é consumido, no mundo inteiro.

Entre as versões prontas enlatadas e a versão tradicional feita em casa, não tem como ficar indiferente ao sabor do molho caseiro. E engana-se quem pensa que é difícil. Alguns ingredientes básicos, outros variáveis conforme o gosto do público, e a receita faz-se quase sozinha.


Ingredientes:
500g de carne moída
50g de bacon picado (melhor ainda se ele for moído, mas seu uso é opcional)
1 cebola
3 dentes de alho
2 cenoura picadas em pedaços minúsculos
1 talo de salsão picado em pedaços minúsculos
100mL de vinho branco
600g de tomates pelados picados (com o suco da lata)
água se necessário
salsa picada, orégano, manjericão (frescos)
parte verde de alho-poró (para retirar depois)
azeite, sal, pimenta do reino

Começar dourando o bacon em sua própria gordura. Se quiser, pode pular esta etapa. Reservar.
Dourar a cebola no azeite. Juntar o alho picado. Somar a carne moída e o bacon reservado. Refogar a carne até que não tenha mais nem um pedacinho vermelho. Nesta hora, juntar o vinho branco. Com o fogo alto, deixar o vinho evaporar. Juntar a cenoura e o salsão bem picadinhos e misturar bem. Juntar os tomates pelados picados, e o suco da lata (se usar tomates frescos, juntar um pouco de água). Juntar a parte verde do alho-poró e deixar o molho cozinhando tranquilamente. Mexer de vez em quando, e olhar se a água não secou. Uma parte da água vai evaporar, é normal, o molho vai ficar mais encorpado. Depois de um hora ou mais no fogo (lembrar de deixar o fogo baixo), retirar a parte verde do alho-poró, juntar o manjericão, o orégano e a salsa, tudo bem picadinho, e desligar.

Este é o tipo de prato que é ainda melhor quando feito na véspera. Então pode deixar o molho descansando na geladeira, e sirva no dia seguinte com um prato de macarrão e bastante queijo parmesão ralado. Eu usei espaguete. Ficou bem caprichado e delicioso, nem se compara ao molho comprado pronto.



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.

13 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    O molho bolonhesa dá sempre um encanto, sabor especial aos pratos sendo caseiro sem dúvida fica intensificado pelas preferências de quem o preparou, este é delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Esse molho ficou uma delicia, aqui em casa gostamos muito.
    Boas semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Hummm, que delícia de prato!!!!Molho à bolonhesa é maravilhoso, talvez seja o molho que eu mais gosto para acompanhar massas!!!! A sua receita é maravilhosa!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amore, hummm macarrão com molho bolonhesa é meu ponto fraco rsrs, o seu está com uma cor lindo e com um aspecto super apetitoso, boa semana querida bjs !!!

    ResponderExcluir
  5. Kati confesso que eu prefiro macarrão com linguiça, mas este seu molho esta uma belezura, semana passada eu comi assim, e congelei uma marmitinha que comi ontem, é prático né rsrs.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  6. Kati esse é o melhor molho pra uma macarronada, adoro! Fiquei aqui salivando!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  7. Esse molho é realmente o máximo, Kati. Excelente escolha para o BC.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. eu adoro este molho querida é divino mesmo serve muito bem com massas e legumes né amei bjokas

    ResponderExcluir
  9. Que molho bom, viu?
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Kati, sem duvidas o molho caseiro é muito mais saboroso.Ficou delicioso seu macarrão, mas eu comeria tranquilamente uma porção desse molho em um pão francês, hummmm.Me deu água na boca.Arrasou.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  11. Oi minha linda.. esse molho está um arraso.. esse prato ficou tipo "Me coma!" rs
    Hummmm Kati minha linda.. sem palavras pra descrever essa visão..
    Um beijo carinhoso e uma quinta-feira linda.. linda..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...