quinta-feira, 13 de junho de 2013

Salada de arroz, lentilha e atum

Mais uma saladinha, bem no clima "Lá vem chegando o verão". Além de gostosa, ela é bem nutritiva. Usei arroz e lentilha para dar uma boa sensação de saciedade. A salada foi coroada com um ovo pochê (ovo escalfado). Para mim, foi um almoço completo. Perfeita para levar na marmita (neste caso, melhor cozinhar um ovo duro).


Ingredientes:
lentilhas verdes cozidas em água com sal e uma folha de louro
arroz, cozido no caldo da lentilhas
tomate picado
milho verde
azeitonas verdes picadas
atum

Misturar todos os ingredientes. Levar à geladeira por algumas horas.


Para o molho vinagrete:
1 volume de azeite
2 volumes de vinagre (balsâmico, de vinho tinto, de maçã ou cidra, de Jerez ou qualquer outro aromático)
sal, pimenta do reino

Para servir: cozinhar os ovos (escalfados ou duros), reservar. No prato, arrumar uma salada de folhas verdes, servir a salada de lentilhas por cima, temperar com a vinagrete e finalizar com o ovo. O ovo, por sua vez, por ser temperado com páprica doce (ou pimenta de Espelette), e sal grosso moído (ou flor de sal).





 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.

14 comentários:

  1. Kati adorei a tua salada,tem tudo para me agradar.
    E ficou com um aspecto super delicioSO.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda.. adorei a receitinha desse arroz com lentilha.. acredita que eu tenho 1 pacotinho de lentilha lá em casa que já fez até aniversário? Completou 1 aninho esses dias..
    Acho que nem presta mais..
    Mas agora com essa receitinha eu já sei como usar lentilhas.. talvez o que está lá em casa não sirva, mas pelo menos da próxima vez que eu comprar, já tenho a receitinha.
    Ficou lindo demais da conta..
    Eu adorei..

    E esse ovo? Hummm
    Fica dos deuses né?
    Eu acho lindo quando você tira foto da gema assim escorregando..
    Hummmmm
    Amo gema assim..

    Nossa senhora!! Que o dia começou com tudo srrs

    Beijinhos minha linda.. e um dia mega especial viu?

    ResponderExcluir
  3. Kati, que saladinha maravilhosa! Esse ovinho para completar é tudo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Kati,
    Ótima seleção de ingredientes, tem apetitosa apresentação e tornou a refeição, ainda mais saborosa também muito nutritiva.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita leve e apetitosa, Kati!!!!
    Certamente farei e levarei na marmita! ;)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Que saladinha linda e deliciosa Kati. Adorei a mistura de ingredientes. Parece bem apetitosa. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Kati q linda salada, parece muito saborosa! A finalização com o ovo pochê ficou perfeita!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  8. Oi KAti gosto muito de lentilha eu estou numa vibe de arroz integral agora e comida mais saudável até marido entrou na onda.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  9. Ficou bem rica essa salada!! Cheia de nutrientes mas bem fresca para este calor!

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Que bonita e que cores lindas tem essa saladinha, gostei muito.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  11. minha docinha amiga esta perfeito ..amei bjokas doces

    ResponderExcluir
  12. Ah tá mesmo bastante apetitosa, fiquei salivando! Beijinhos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Oi Kati, como é diferente nossos climas né.Enquanto vocês entram no verão aqui estamos entrando no inverno.Adoro esse tipo de preparo, mas aqui em casa sou minoria, por isso ficarei aqui babando em sua receita.Fiquei com vontade.
    Beijos e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...