segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tartare de Salmão

Este é o segundo tartare de salmão que eu faço em casa. Confesso que foi difícil de comer peixe cru. Mas este tartare é tão bem temperado e saboroso, além de refrescante, que é difícil não gostar. Cai muito bem no verão.

O meu segredo é o óleo de gergelim para temperar o salmão. Ele confere um sabor delicioso que combina muito bem com o salmão. O abacate também combina bem o peixe, tanto salmão quanto atum. E o sabor ácido do limão quebra um pouco a textura rica e cremosa do abacate.


um pedaço de filé de salmão fresco
1 abacate
1 limão
2 tomates
óleo de gergelim
sal, pimenta do reino, pimenta de Espelette ou páprica

Amassar a polpa do abacate com metade do suco de limão. Se quiser que o resultado fique mais fino, passe no mixer. Temperar com sal e pimenta do reino. Reservar.
Com uma faca bem afiada, retirar a pele e as espinhas do peixe. Cortar o salmão em pedaços pequenos. Temperar com o restante do suco de limão, sal grosso moído e um fio de óleo de gergelim. Reservar na geladeira.
Cortar os tomates sem sementes em pedaços pequenos. Reservar.

Para a montagem, dispor um aro no prato. Arrumar uma camada de purê de abacate e alisar a superfície. Colocar uma camada de salmão, alisar. Cobrir com uma camada de tomates picados. Retirar o aro com cuidado. Regar com um fio de azeite, sal grosso moído e pimenta de Espelette (ou páprica). Arrumar umas folhinhas de salsa por cima e servir com umas torradas.


Para uma entradinha ou petisco, a montagem pode ser feita em verrines, ou copos. Igualmente chique.

17 comentários:

  1. Amiga confesso que não sou muito fan de tartare não, mas o aspecto é delicioso, boa semana bjs !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol, eu demorei bastante até conseguir comer, pois não conseguia me imaginar comendo peixe cru. Mas hoje eu adoro!
      Beijos

      Excluir
  2. Bom dia Kati,
    Linda apresentação, lindas cores, adorei a combinação de ingredientes, saudável e deliciosa.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. affff menina que ótima receita para inicar a semana ameiiii bjokas

    ResponderExcluir
  4. Ai ai Kati, adoro peixe, mas não consigo de jeito nenhum provar peixe cru, essa tartare parece deliciosa e bem temperadinha, quem sabe um dia crio coragem hehe. Ficou linda. Beijocas, ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, eu entendo perfeitamente. Eu demorei bastante para conseguir comer, mas foi aos poucos. Comecei com o salmão defumado, somente depois passei para o salmão fresco.
      Se um dia você provar, me diz o que achou.
      Beijo

      Excluir
  5. Katy eu já adoro salmão cru, agora tenho que encarar preparar esta receita linda.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  6. Kati, eu e o peixe cru não somos muito chegados... mas lá que ficou lindo, ficou!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Adoro salmão mas assim nunca comi.
    Adorei o aspecto esta mesmo uma delicia
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Kati gosto muito de salmão cru, adoro. Acho o salmão cru ainda mais saboroso que depois de cozido! Gostei da combinação de ingredientes desse tartare, certamente vou experimentar!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  9. Por acaso também me faz alguma confusão o peixe cru... mas ficou com um aspecto delicioso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Oi Kati. Eu também tenho uma certa resistência em comer peixe cru, mas este seu pratinho está com uma "carinha" ótima. Fico feliz que tenha feito a farofa e gostado :)

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kati, chique e lindo.Fiquei com vontade de provar.Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati,
    Eu também torcia o nariz para peixe cru até que um dia comi um tartar de salmão e fiquei fã.Mas o seu me pareceu bem mais apetitoso, com todo esse colorido.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  13. Oi minha linda.. que delícia..
    Kati, seus pratos sempre com uma apresentação perfeita..
    Adoro..
    Essa receita, eu confesso que foi mais uma das que me deixou a babar aqui..
    Linda demais da conta..

    Um beijo minha linda.. e uma tarde super especial viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...