sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tomate - 11/06 ao 17/06: BC Comer Bem para Viver Melhor

Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor deste mês traz como legume o Tomate.

O tomate é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis. Originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo.

Apesar de constantemente associado à cozinha da Itália, dado seu largo uso na sua culinária italiana, o tomate já era primordialmente consumido nas civilizações inca, maia e asteca antes de ser levado para a Europa. Pertence a um extenso rol de alimentos da América pré-colombiana desconhecidos do Velho Mundo antes das grandes navegações, do qual fazem parte o milho, vários tipos de feijões, batatas, frutas como abacate e o cacau (de cujas sementes se faz o chocolate), afora artigos de uso nativo que se difundiram, como o chicle (seiva de Sapota (ou sapoti)) e o tabaco.
Inicialmente, o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais, supostamente por causa de sua conexão com as mandrágoras, variedades de Solanáceas usadas em feitiçaria.

O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 miligramas em cem gramas), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

O tomate é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, catorze calorias em cem gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

De 1986 a 1998, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou os hábitos de 50 000 homens. Segundo os resultados da pesquisa, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23 por cento menos incidência de câncer do que outros. A pesquisa concluiu, ainda, que os benefícios podem ser maiores caso o tomate seja cozido, acompanhando um pouco de azeite.

Alla bolognesa, à espanhola, à mexicana, à la marselhesa, alla napolitana, alla parmigiana, à la orientale, à la niçoise, à portuguesa e à la provençale são apenas algumas das infinitas receitas que adotaram o fruto como ingrediente; uma lista que não para de se renovar.

Fonte: Wikipédia.

Olha só tudo o que já foi publicado com tomate aqui no blog:

Quer participar da BC? Basta publicar uma receita com tomate do dia 11 ao dia 17 de maio, ou então nos mandar o link de uma receita com tomate já publicada no seu blog.

Aguardamos a participação de vocês do dia 11 ao dia 17 de junho!



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.

Gente, resolvi voltar aos poucos para o blog. O tempo anda curto, mas vou tentar passar aqui de vez em quando para publicar alguma coisa. A minha cozinha anda muito calma ultimamente, sem muita atividade, por isso passei um tempo sem publicar nada.

Em breve, voltarei a visitar os blogs vizinhos. Até mais.

9 comentários:

  1. Oi minha linda..
    Saudade!!
    Esse mês, com certeza eu irei participar, mês passado eu não consegui e fiquei morrendo de saudade..

    Um beijo carinhoso viu?
    E que sua sexta-feira seja mais que linda..

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    Tomate é mesmo tudo de bom, quanto ao sabor e aos benefícios para a saúde, muito bom post.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!

    Acho lindo o tomateiro cheio do fretino vermelho.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  4. Venham essas receitas! :)
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Oi querida passei só pra te desejar um ótimo final de semana, se cuida e vai se organizando aos poucos que tudo dá certo viu, bjs !!!

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde !!!
    verdade amiga comer bem e se sentir
    melhor ainda, e quantas coisas boas vc tem por aqui parabéns!!

    Abraços de bom final de semana
    Bjuss
    Rita!!!!!
    (¯`v´¯)
    `·. ¸.·´
    ☻/
    /▌

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati, passei p/deixar bjsss e desejar uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  8. Oi Kati.
    parece mentira mas odeio tomate, a unica forma de come-los e tomate assado, sei dos beneficios mas o danado não desce, gostei da explicação.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  9. Kati ja publicou muita coisa, adorei saber mais sobre os tomates aqui, agente sempre liga eles aos italianos rsrs, eu amo tomate e salada sem ele pra mim falta alguma coisa.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...