segunda-feira, 22 de julho de 2013

Alho-poró gratinado

Esta receita é da avó do meu namorado. Ela mora num sítio, com muitas árvores frutíferas e uma horta, onde ela cultiva vários legumes, inclusive alho-poró.

E é com o alho-poró da horta que ela faz esta receita deliciosa. A receita original francesa é com endívias, mas ela prefere (e eu também) com alho-poró.

O meu alho-poró não veio da minha mini-horta. Até que eu plantei, mas ele ainda não cresceu o suficiente para ser colhido. Mas nesta época do ano podemos encontrar nos mercados o alho-poró ainda jovem (tipo mini), de menor calibre. Ele tem um sabor mais suave e pode mesmo ser consumido cru. O meu veio de uma loja de produtos orgânicos.

A ideia da receita é simples, e mais uma vez a qualidade dos produtos usados é importante. Basta branquear (cozinhar em água com sal por alguns minutos, depois mergulhar em água gelada) a parte branca do alho-poró. Depois, enrolar cada pedaço dentro de uma fatia de presunto e levar ao forno para gratinar, coberto com molho branco (bechamel) e queijo.


Simples, né?

Pois vamos aos ingredientes:
3 alho-porós (somente a parte branca, guardar a parte verde para as sopas ou caldos caseiros)
6 fatias de presunto
queijo para gratinar

Para o molho branco (bechamel):
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
500mL de leite
sal, noz moscada

Cortar a parte branca do alho-poró em dois. Cozinhar em água fervente com um pouco de sal até que fique bem macio. Retirar e mergulhar em água gelada.
Preparar um molho bechamel, levando a manteiga ao fogo até derreter. Juntar a farinha de trigo, misturar bem, e juntar o leite de uma só vez. Mexer bem com um batedor de arames (fouet) até que a farinha se dissolva. Continuar mexendo até o molho ferver e começar a engrossar. Este molho não deve ficar muito espesso. Se precisar, juntar mais leite.

Num refratário que possa ir ao forno, coloque uma camada de molho branco e disponha os pedaços de alho-poró enrolados no presunto. Cubra com outra camada de molho branco, espalhe queijo e leve ao forno para gratinar.


Se quiser fazer uma entrada chique e elegante, experimente fazer este prato em versão individual. Cortar os pedaços de alho-poró em pedaços que caibam em pé na tigelinha ou ramequin, cozinhar, enrolar com o presunto, arrumar tudo na tigelinha e cobrir com o queijo e o molho branco.

11 comentários:

  1. Imagino que o sabor desse prato deve ser excepcional Katita...

    beijocas, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!
    Deve ter ficado delícia d+ da conta!!
    Preciso fazer essa receita.. rs

    Beijo grande e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati, receita cremosa, com certeza ficou deliciosa.

    bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Kati, que delícia! Esta vovó é mesmo privilegiada com horta com tudo fresquinho..... e que receita mais deliciosa! Adorei mesmo. Aqui o alho porró é bastante caro e nem podemos nos dar esse luxo. Beijinhos saudosos...

    ResponderExcluir
  5. Meu marido AMA alho poró. Aposto que ele vai enlouquecer com essa receita!
    bjao!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Kati,
    É uma saborosa sugestão de almoço e uma ótima receita, com linda apresentação.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Deve ser maravilhoso, amo alho poró!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Kati! Eu nunca experimentei alho-poró, mas com este seu pratinho tão apetitoso, até fiquei com vontade. Receitas de avó são maravilhosas!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati deve ficar bom hein.Simples e saboroso, precisa mais.Arrasou.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  10. Eu me encantei com esta receita, com esta ideia!
    E vou fazer!
    O aspecto do prato é lindo, parabéns!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...