sexta-feira, 12 de julho de 2013

Berinjela à Parmigiana do Jamie Oliver

Depois de ver algumas receitas apetitosas na internet, resolvi atender aos apelos comerciais e comprei um livro do chef inglês Jamie Oliver. Não sou muito de comprar livros de receita. Geralmente compro revistas, para ter outro conteúdo além de receitas. Mas o conteúdo extra é quase sempre um apelo comercial a uma marca conhecida, ou um modismo. Ou seja, no final, não fico muito satisfeita.

Desta vez resolvi comprar um livro de um chef famoso para ver no que dava (comprei o livro do Jamie Oliver, "Itália de Jamie"), pensando que se eu ficasse satisfeita, pensaria em comprar outros. Eu resolvi me dar o objetivo de realizar pelo menos 5 receitas deste livro antes de pensar em comprar qualquer outro. Vou mostrar aqui no blog as receitas preparadas. Fiquem de olho e se alguém tiver uma sugestão que valha a pena, me avise.

Esta berinjela parmigiana foi a minha primeira receita do livro "Itália de Jamie" realizada em casa.

A receita não é trabalhosa, longe disso. O mais demorado é o molho. Mas lembrando que o prato cai muito bem naquele almoço de domingo, a preparação dele pode ser parte da animação, com uma boa música de companhia. E eu já preparei duas vezes de tanto que eu gostei. Não fotografei nada na minha primeira tentativa, mas esta segundo ficou mais saborosa. Acho que foi porque eu fui mais generosa no molho.

E por falar em molho, é por ele que a receita começa. Vale a pena (de verdade) passar um pouco de tempo preparando este molho, que rende bastante e o excedente pode ser congelado para incrementar aquele macarrão de todo dia, a lasanha do domingo, ou até mesmo o pão com salsicha do final da tarde.











Ingredientes:
3 berinjelas (usei 2 grandes) bem firmes
azeite
1 cebola picada em pedaços pequenos
1 dente de alho picado
1 colher de café de orégano
2 latas de 400g de tomates pelados de boa qualidade, ou 1kg de tomates frescos bem maduros
sal, pimenta do reino moída na hora
um pouco de vinagre de vinho
algumas folhas de manjericão fresco
queijo parmesão ralado na hora
farinha de rosca
orégano fresco
opcional: 1 bola de 150g de queijo muçarela de búfala (usei 2 bolas)

Cortar o pedúnculo das berinjelas, cortá-las em fatias de 1cm de espessura. (Eu salpiquei as fatias de berinjela com sal e deixei descansar durante uns 20 minutos, depois enxuguei-as com papel toalha antes de grelhar)
Enquanto isso, regar o fundo de uma panela grande com azeite, levar ao fogo médio para aquecer. Juntar a cebola, o alho e o orégano seco e deixar cozinhar durante 10 minutos, para que a cebola fique transparente e que o alho fique ligeiramente dourado. Passar os tomates pelados rapidamente no liquidificador. Se for usar tomates frescos, retirar a pele (fazer um corte na pele, mergulhar na água fervente por 40 segundos, depois na água gelada por 30 segundos) e as sementes e cortá-los em pedaços grandes. Adicione a polpa de tomates no refogado de cebola e alho. Misturar bem, tampar a panela e deixar cozinhar por 15 minutos.
Enquanto isso, grelhar as berinjelas na churrasqueira, no forno ou numa grelha (foi o que eu usei). A grelha, a churrasqueira ou o forno deve estar bem quente para esta etapa. Grelhar dos dois lados e reservar.
Quando o molho de tomate tiver reduzido, desligar o fogo e temperar com sal e pimenta do reino, juntar um fio de vinagre de vinho e o manjericão. Se quiser, passar o molho no liquidificador, se não quiser ter pedaços de tomate.


Para a montagem do prato: num refratário de cerâmica, colocar uma camada fina de molho de tomate, salpique parmesão ralado, e coloque uma camada de berinjelas grelhadas. Repetir a operação até o final dos ingredientes. Terminar com uma camada de molho de tomate e queijo parmesão. Opcional: por cima do molho, adicionar a bola de queijo muçarela fatiada.
(eu fiz camadas de queijo muçarela entre as berinjelas, ao invés de queijo parmesão)
A última camada deve ser de farinha de rosca misturada com queijo parmesão ralado, um fio de azeite e orégano fresco.


Levar ao forno por uns 30 minutos, até que a crosta fique dourada, crocante e o molho borbulhante.


Este prato pode ser servido puro, como prato completo sem carne (aqui em casa fizemos assim), ou como acompanhamento de uma carne grelhada, se você preferir. O resultado é fantástico! Eu fiz duas vezes em casa, e tenho certeza que farei mais vezes. Recomendo muito esta receita.

Eu gosto da crosta com farinha de rosca porque ela fica dourada, crocante, e ela ainda absorve um pouco do molho do prato.
O molho preparado com estes ingredientes deu para fazer 2 vezes este prato, e ainda sobrou um pouco. E olha que eu fui generosa nas camadas.
Se quiser fazer somente do molho para outras receitas, vale a pena! Ele fica delicioso.


E agora, qual será a próxima receita deste livro para fazer aqui em casa? Sugestões?

17 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Estamos sendo brindadas por mais uma saborosa receita, ótima versão gostei muito.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Ja fiz com courgette, com beringela também deve ser uma delicia

    ResponderExcluir
  3. Nunca comi mas achei o aspecto tão tentador que adoraria provar.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro este tipo de pratos...é delicioso!

    E o molho realmente fica óptimo com outra refeição como pastas! Uma delícia! :D*

    ResponderExcluir
  5. Kati eu sempre faço esta receita, pq assim minha adolescente come algo saudável, aliás só assim ela come legumes e verduras.

    Bjs


    Gélia

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mVA_7BqNULU

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente esta berinjela me conquistou.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Gosto tanto, kati! Ficou com um aspeto delicioso!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Kati!!!

    Que prato lindo!
    Olha, parabéns pela generosidade em compartilhar com a gente essa delicia!
    Ficarei no aguardo das próximas gostosuras : )

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  9. você tem um ótimo blog ^ ^
    você quer seguir um ao outro?
    siga-me e me avise com um comentário
    e siga você também :))


    beijos
    http://lemonchicbeautyfashion.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  10. Kati querida, gosto muito das receitas do Jamie Oliver, esse molho parece fantástico, e sua berinjela ficou de dar água na boca. Gostei demais. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  11. Que delícia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. oi Kati,adoro berinjela a parmegiana essa ficou apetitosa bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  13. Hummmmmmmmmmmmmmmm, Kati!

    Que delícia!!!
    Adoro berinjela em qualquer receita - ainda mais com queijo!
    Imagino como deve ter ficado bastante apetitosa!
    :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Hummm Kati, ficou um prato lindo, parecem deliciosas! Adorei a dica!

    Abraços

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kati sou suspeita em falar porque adoro berinjela.Comeria uma boa quantia dessa deliciosa receita com arroz e não ia querer mais nada.
    Ficou fantástica.Beijos querida, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  16. Oi minha linda.. que saudade!!
    Já fui ver as delícias que perdi por aqui..
    Menina, que farofa linda aquela..
    Ai.. me deu uma vontade de experimentar rrs

    Quanto a essa receitinha, confesso que fiquei aqui com água na boca..
    Ficou linda.. tenho berinjelas lá em casa e acho que vou experimentar..

    Ainda não tenho nenhum livro do Jamie, outro dia fomos na livraria e eu fiquei namorando, mas meu amor pelo Chefe Gordon foi mais forte rrsrr E eu acabei escolhendo o dele srrs
    Foi meu presente do dia das mães srs

    Estou ansiosa pra ver quais as outras receitinhas que escolheu.

    Beijinhos minha linda.. e um dia mais que especial viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...