quarta-feira, 31 de julho de 2013

Creme tipo Danette de doce de leite e de chocolate

A minha querida Sol do blog Sol Pâtisserie lançou um concurso de receitas com doce de leite. Eu não podia ficar de fora (mas dessa vez a minha participação foi mesmo aos 45 minutos do segundo tempo!!), apesar de ver alguns candidatos com sobremesas tão lindas e apetitosas que esta minha nem vai ter chance.

Mas o que importa é participar. E aqui eu mando a minha sugestão, um creme de doce de leite, ou sobremesa láctea, tipo Danette, que eu fui buscar neste blog aqui. O original era com caramelo (aqueles bombons de caramelo), mas eu fiz com doce de leite. Depois, eu descobri que pode ser com qualquer coisa que a gente tenha em casa, como chocolate, chocolate branco, somente baunilha, creme de avelãs... enfim.


Os ingredientes são simples, e na maioria das vezes a gente tem em casa. E o preparo é bem fácil e rapidinho. Confere a receita original e as minhas modificações:

Ingredientes para o creme de doce de leite:
500mL de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de maisena
1 ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha
24 bombons de caramelo (usei 3 colheres de sopa de doce de leite)

Derreter os caramelos em fogo baixo (eu pulei esta etapa). Numa panela, antes de levar ao fogo, misturar todos os ingredientes menos o doce de leite, batendo bem para dissolver a farinha e a maisena e não formar grumos. Quando tiver bem dissolvido, levar ao fogo baixo mexendo sempre. Quando o leite estiver morno, juntar o doce de leite e mexer bem para dissolver, e continuar mexendo até engrossar.

Lembrando que o creme engrossa ainda mais quando esfria, então desligue o fogo antes de estar na consistência desejada. Eu prefiro mais molinho.

Agora uma etapa importante que eu achei em outro site, não lembro mais onde, para resfriar o creme antes de colocar nas forminhas e evitar aquela casquinha que se forma na superfície: quando retirar do fogo, colocar a panela numa assadeira (tipo banho-maria) com água e cubos de gelo. Mexer bem para resfriar o creme. Quando o creme estiver frio, colocar nas tacinhas, ou copinhos e levar à geladeira.

Eu ainda fiz uma frescurinha para os copinhos de creme de doce de leite ficarem mais bonitos. Eu derreti uma colher de doce de leite com um pouquinho de água no microondas, para formar uma calda. Depois coloquei uma colher de sopa de calda no fundo dos copinhos, e só então coloquei o creme. Assim a calda cria uma textura nas laterais, e dá mais sabor ainda ao creme quando o degustamos.

No primeiro creme, o de doce de leite, eu deixei muito tempo no fogo, então o creme ficou mais consistente do que eu gosto. Na minha segunda tentativa, desta vez com chocolate, não usei a farinha de trigo. Usei somente a maisena, e a textura ficou excelente e o sabor não deixa nada a desejar para as sobremesas compradas prontas! Com a vantagem que ele não tem conservantes, e você pode usar adoçante ou a quantidade de açúcar desejada. E ainda mais, esta versão é sem glúten (observar bem a composição do chocolate para ter certeza)!


Ingredientes para o creme de chocolate:
500mL de leite
1 colher de sopa de maisena
1 ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha
100g de chocolate em barra (usei 52% de cacau)
1 colher de sopa de chocolate em pá (usei 100% de cacau)
1 ou 2 colheres de sopa de açúcar, em função do seu gosto (eu não usei e achei que seria bom pelo menos uma colher)

Fora do fogo, misturar todos os ingredientes (menos o chocolate em barra) para que a mistura fique homogênea, sem grumos. Levar ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando o leite estiver morno, juntar o chocolate em barra e misturar até derreter. Continuar mexendo até o creme engrossar e ficar na textura desejada.

Resfriar como foi explicado acima, e colocar nos copinhos ou tacinhas. Levar à geladeira até o momento de servir.

Com esta receita de creme tipo Danette de doce de leite, eu participo ao concurso do blog Sol Pâtisserie.


17 comentários:

  1. Que sobremesa deliciosa, adoro chocolate e se for com doce de leite nem se fala!

    ResponderExcluir
  2. Kati, ficaram lindas essas tacinhas! E devem ser uma delícia...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Uma sobremesa bem gulosa!
    Adoro sobremesas com doce de leite!*

    ResponderExcluir
  4. Kati querida bom dia, não tem chance???? Ah tem sim amiga, que delicia de sobremesa, adoro doce de leite e se vai chocolate então para mim é perfeição. Super fácil de fazer, rápido e com um resultado saboroso demais. Adorei. Boa sorte Katita. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amore, menina gostei muito das duas sugestões eu não poderia escolher uma só rsrs, obrigada pela participação querida te desejo muito boa sorte bjs !!!

    ResponderExcluir
  6. Kati,
    o concurso da Sol só tem belas receitas, vc arrasou com
    essa sobremesa criativa e deliciosa, a apresentação ficou
    d+!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai Kati, que delicia!!!
    Esta eu tive que copiar, não aguentei!!! hehehe
    Fantásticos sabores.

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente, este concurso está prá lá de maravilhoso! Tantas receitas bacanas, de água na boca. Ficou lindo Kati! Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  9. Humm…Kati, uma excelente participação, parabéns!!! Uma receita fácil e saborosíssima, adorei !!
    Gostei muito da dica para evitar aquela película que se forma na superfície do creme, valeu !!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Ficou mesmo com um aspecto delicioso,adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Bem, que tacinha apetitosa :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati, uma receita realmente fácil, mas deliciosa com certeza...
    Acho sim, que vai ser uma bela participação.

    Bjsssssss querida

    ResponderExcluir
  13. Oi kati não diminua a sua receita eu adoro esta sobremesa, amo mesmo...faço uma bem parecida usando chocolate, mas não vai ovo!! vou experimentar esta sua.
    Eu queria tanto participar, a receita que postei em vídeo ontem poderia ter tirado uma foto né, ia doce de leite!!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Kati,
    Com este visual e ingredientes tinha de ficar delicioso, é uma ótima participação.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  15. Bom dia querida Kati , que receita fantástica e deliciosa, adorei e levo a receita beijos Luci

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...