sexta-feira, 19 de julho de 2013

Massa com cenoura, espinafre e gergelim

Tem vezes que a gente compra um ingrediente diferente e fica sem saber o que fazer com ele. Aconteceu comigo quando eu comprei espinafre fresco. Depois de muito procurar, achei esta receita vegetariana (vegana) que mistura cenoura, massa e gergelim, e resolvi fazer em casa.

Modifiquei um pouco os ingredientes, pois queria usar frango que eu tinha na geladeira. Desnaturei a receita, eu sei, mas não me arrependi. Fiquem à vontade para fazer com ou sem frango, de qualquer jeito a receita é deliciosa. Daquelas que deixam a gente feliz!


Um detalhe importante, eu acho que já falei aqui no blog, mas vou repetir. O óleo de gergelim usado na receita confere um sabor extraordinário, que eu realmente não sei como substituir. Se puderem, não o deixem de fora!

Ingredientes:
400g de massa curta (eu usei gravatinha)
azeite
óleo de gergelim
2 filés de peito de frango cortados em tirinhas (opcional)
3 dentes de alho amassados (eu usei 1 colher de sopa desta pasta de alho e gengibre)
2 cenouras em lâminas, cortadas com o descascador de legumes (como nesta receita de talharim de cenoura)
8 echalotas sem pés e com as folhas picadas (eu substituí por 1 cebola picada e 50g de folhas de espinafre)
molho de soja
3 colheres de sopa de gergelim torrado

Levar uma panela com água e uma pitada de sal ao fogo. Quando estiver fervendo, colocar o macarrão.
Enquanto isso, em uma panela tipo wok aquecer o azeite junto com o óleo de gergelim.
Se for usar frango, colocar o frango para dourar na panela. Cozinhar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando, em fogo alto.
Se não for usar frango, comece a receita a partir daqui.
Juntar a cebola picada e deixar murchar. Adicionar o alho amassado (ou a pasta de alho e gengibre) e misturar bem. Deixar no fogo mais uns minutos. Adicionar as lâminas de cenoura e um fio de molho de soja. Baixar o fogo, tampar e deixar cozinhar uns 2 minutos. A cenoura vai murchar e ficar macia. Juntar as folhas de espinafre, mexendo delicadamente, até incorporá-las aos outros ingredientes.
Quando o macarrão estiver cozido, escorrer e adicionar ao wok, junto com mais um pouco de molho de soja e o gergelim. Misturar tudo e servir imediatamente.

Este é um prato com ingredientes simples, mas com um sabor surpreendente. Podem fazer e comprovar.

8 comentários:

  1. Essa mistura é o máximo, que apetitosa!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati!
    Que delícia de pasta!
    Hummm.... simplesmente ADORO!!!
    :D

    Um ótimo dia a você!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Essa massa está com uma aparencia de deliciosa!!
    Muito boa a receita!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que delícia Kati, a gente não tem ideia de como usar óleo de gergelim dá um gosto prá lá de especial! Muito calor por aí? Beijos mil.
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. hummmmmmmmm Kati já vai para minha lista adoro esse tipo de massa bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  6. Hummmmmm, adorei a receita!!

    Vou tentar fazer! Só que vou experimentar com macarrão para Yakissoba que comprei, acrescentando brócolis. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Massa deliciosa! Adoro essas gravatinhas (:
    Beijocas e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Kati,
    Ficou um prato delicioso de massa, é impossível não utilizar o óleo, muito boa receita.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...