quarta-feira, 17 de julho de 2013

Risoto de dois cogumelos

Eu sou fã de risotos. De vez em quando eu faço um diferente em casa. Um dos meus preferidos é o de cogumelos. Dessa vez, aproveitei que eu tinha cogumelos de Paris (champignons) e cogumelos shitake. Coloquei um pouco de alecrim, e fiquei impressionada com o sabor. Acho que o alecrim merece um risoto só para ele. Vou testar e venho contar depois.

Enquanto isso, fico com este risoto de dois cogumelos, em que podemos degustar cada cogumelo com sua textura diferente e sabor particular.


Ingredientes:
250g de arroz arbóreo
100mL de vinho branco seco
caldo de galinha caseiro (ver receita aqui), o quanto baste
200g de cogumelos de Paris frescos fatiados
10 unidades de cogumelos shitake hidratados em água quente
1 cebola picada
azeite
alecrim
queijo parmesão ralado

Colocar os cogumelos shitake em uma tigela com água fervente, deixar hidratar por uns 10 minutos. Retirar os cogumelos da água (reservar a água) e fatiá-los. Aquecer o caldo de galinha. Juntar a água de hidratação do shitake (muito perfumada) com o caldo de galinha.
Refogar a cebola com o azeite em uma panela com as folhas de alecrim. Juntar o arroz e envolver bem até que ele fique translúcido. Acrescentar o vinho na panela, em fogo alto, e mexer vigorosamente até que ele seja absorvido. Juntar os cogumelos shitake fatiados, e acrescentar o caldo de galinha aos poucos (contar 3 vezes o volume de arroz em líquidos: caldo + vinho), mexendo sempre.
Em outra panela, refogar os cogumelos frescos com azeite em fogo alto até que eles murchem e fiquem dourados.
Quando o risoto estiver quase pronto, ainda úmido, juntar os cogumelos refogados, temperar com sal e pimenta do reino. Desligar o fogo e servir com bastante queijo parmesão ralado na hora por cima.

7 comentários:

  1. Bom dia Kati!
    Esse risoto está espetacular, que vontade que me deu. Adoro receitas de risoto!!! :D

    Um ótimo dia!
    Abraços

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Saudade... saudade.. saudade..
    Oi minha linda, quanto tempo não vinha por aqui espiar essas delicias.
    Hummmmm
    Esse risoto está lindo..

    Sábado passado eu fiz risoto com cogumelos para o jantar também..
    Sabe amiga.. eu ainda morro de medo de fazer risotos.. foi a segunda vez que fiz.. o meu fica mais molhadinho.. acho que fico com medo de deixar secar mais e ele não ficar saboroso..
    Mas eu gostei do resultado rsrs

    O seu tá lindo... e imagino que o sabor está dos deuses.. como tudo o que você nos trás.

    Um beijo minha linda.. e um dia super especial viu?

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Hummmm...também gosto muito de cogumelos Kati, mas os esquisitos aqui de casa não gostam muito, preciso fazer em pequena quantidade só para mim. O seu ficou bem suculento, saboroso, e lindo. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Kati,
    Também sou fã de risoto, é prático de preparar e possui um agradável sabor, este ficou com apetitoso visual, gostei muito da receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Kati fiquei com água na boca só de ver a foto! Adoro Risoto de cogumelos!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...