sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Coulibiac de salmão - Koulibiac de saumon

Esta receita eu peguei da revista Saveurs The Best of 2012. Achei a foto interessante, os ingredientes eram bem acessíveis e eu resolvi preparar em casa. Como não podia deixar de ser, fiz as minhas modificações e não me arrependo.

Um coulibiac (Wikipédia) é um prato completo de origem russa e consiste em uma torta feita de massa de pão ou de massa folhada, recheado com salmão ou outro peixe, arroz, ovos cozidos, cebola, cogumelos ou outros legumes. Este prato pode ser feito numa versão vegetariana, sem o peixe.

Cette recette vient du magazine Saveurs The Best of 2012. J'ai trouvé la photo assez intéressante, les ingrédients étaient accessibles, et j'ai décidé de la faire chez moi. Comme d'habitude, j'ai fait quelques modifications pour adapter la recette à mon goût, et je ne le regrette pas.


Un koulibiac (Wikipédia) est un plat d'origine russe, comme une tourte ou pâté en croûte à base de poisson ou de viande et des légumes. La recette traditionnelle est faite avec du saumon, avec des champignons et aromatisée à l'aneth.



Eu usei uma base de massa folhada, que como já é uma massa, eu não quis usar arroz. Eu substituí o arroz com espinafre da receita por um recheio de abobrinhas raladas e refogadas com alho-poró e curry. Usei filés de salmão sem pele e ovos cozidos para completar o prato.

O coulibiac ficou delicioso, e eu recomendo para fazer para a família ou para receber convidados em casa. Ele serve de prato completo e sacia de verdade.

Le koulibiac de la recette utilise une base de pâte feuilletée, avec le saumon, des oeufs et une couche de riz aux épinards. Je n'ai pas voulu mettre du riz alors qu'il y avait déjà de la pâte. Je l'ai remplacé par des légumes, des courgettes rappées et des poireaux épicés au curry.


Le plat a été délicieux, et je recommande de le faire pour recevoir des amis ou de la famille. C'est un plat assez copieux et bien nourrissant.


Ingredientes:
1 disco de massa folhada
2 filés de salmão sem pele e sem espinhas
1 abobrinha ralada
1 alho-poró (parte branca, guardar a parte verde para cozinhar o salmão)
2 ovos
1 ovos para dourar (eu não usei)
1 fio de azeite
sal, pimenta do reino, curry

Ingrédients:
1 rouleau de pâte feuilletée
2 filets de saumon sans arête et sans la peau
1 courgette rappée
1 poireau (blanc et vert)
2 œufs durs
1 œuf pour dorer (j'en n'ai pas mis)
1 filet d'huile d'olive
sel, poivre, curry

Levar ao fogo uma panela com bastante água, uma pitada de sal e a parte verde do alho-poró. Quando estiver fervendo, colocar os filés de salmão e cozinhar por 5 minutos. Reservar.
Ralar a abobrinha (usei um processador). Colocar a abobrinha numa peneira e espremer bem. Numa panela, refogar o alho-poró (parte branca) picado com um fio de azeite, curry e uma pitada de sal. Juntar as abobrinhas espremidas e refogar bem em fogo alto. Se soltar muita água, juntar uma colher de farinha de trigo. Corrigir o tempero (lembra-se que a abobrinha em si não tem muito gosto, então é o curry que vai dar o sabor especial).

Pocher le saumon pendant 5 minutes dans une casserole avec de l'eau, du sel et le vert du poireau.
Rapper la courgette, et la mettre dans une passoire pour dégorger. Dans une casserole, faire fondre le blanc du poireau dans un filet d'huile d'olive. Saler, poivrer et ajouter le curry. Ajouter les courgettes rappées et laisser revenir en feu vif. Si les courgettes rendent beaucoup d'eau, ajouter une petite cuillerée de farine. Vérifier le sel et les épices (les courgettes sont assez fade, soyez généreux avec les épices). Retirer du feu.

Abrir a massa numa assadeira, espalhar o refogado de abobrinhas no centro, formando um retângulo. Dispor os filés de salmão por cima, e em seguida os ovos cozidos cortados no meio, com o corte para baixo.

Dérouler la pâte dans une plaque de cuisson, étaler les courgettes rappées au centre, en forme de rectangle. Poser les filets de saumon par dessus, puis les œufs durs (je les ai coupés en deux), partie bombée dessus.


Dobrar as laterais da massa folhada de forma a cobrir o recheio. Se quiser, pincelar com o ovo batido. Reservar na geladeira por 15 minutos, antes de assar no forno quente por 30 minutos.

Plier les deux côtés de pâte vers le centre, de façon à couvrir le saumon. Vous pouvez dorer avec l’œuf restant battu. Mettre au frais pendant 15 minutes, avant d'enfourner pour 30 minutes, ou jusqu'à ce que le dessus soit bien doré.



11 comentários:

  1. uau kat estou aqui babando é uma versão deliciosa parecida muitissimo com bifes a wellington né mesmo ..nossa como se parece ..amei bjus

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuuuu, que receita maravilhosa, nao a conhecia, amei saber da sua origem!! É realmente um prato super tentador de dá água na boca, as imagens nao metem, ficou DIVINO Kati, arrasou!!!! AHHH, vou prepará-lo aqui em casa, depois te falo como ficou!!! Obrigada por compartilhar essa linda e deliciosa receita conosco!!! beijinhos doces

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, Kati! Uma refeição completa, mesmo... e que refeição maravilhosa! Vou levar a receita! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da sugestão ! Ficou perfeito!
    Beijinho doce e bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  5. Que bom aspecto minha querida :)
    Está delicioso :) e eu adoro folhados! Acho que o salmão fica lá maravilhoso!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati vou fazer esta receita a qual nunca tinha visto, mas adorei só de ter salmão e alho poró que não deixo faltar em casa estou com água na boca, agora me diz uma coisa, pode ser outro peixe? eu prefiro salmão mas não tenho ele em casa hoje! o resto eu tenho e tenho filé de merluza acho que será outro sabor né rsrs

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  7. Uau! :D

    Que lindo aspecto...deve ser uma delícia!

    Adorei todos os ingredientes, nunca tinha ouvido falar desse prato*

    ResponderExcluir
  8. Oi Kati, se vc achou a foto da revista interessante, achei as tuas lindas, dignas mesmo de uma revista tb.
    Desisti do chucrute kkkkkkkkkkk
    Obrigada pelo carinho em me responder.
    Bjssssss e um FDS maravilhoso e abençoado p/vcs

    ResponderExcluir
  9. Que bela sugestão!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Kati, não conhecia esta receita, nunca tinha visto coulibiac! Mas gostei imenso do aspecto, deve ser uma refeição deliciosa :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  11. Novidade essa receita pra mim, mas é ótima, só tem ingredientes bons!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...