sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mousse de morango com iogurte

Tenho feito algumas tentativas de semifrio em casa, mas elas ainda não deram certo. Da primeira vez, o creme feito com creme de leite fresco batido em chantilly, iogurte, gelatina e frutas trituradas ficou mole demais (não usei gelatina suficiente). E quando eu desenformei, ele foi se espalhando pelo prato. Quando eu acertar o ponto, eu mostro o resultado aqui.

No entanto, descobri uma receita de mousse perfeita, usando o creme do semifrio de forma mais líquida. O sabor do creme ficou muito bom, com uma boa textura de mousse! Tanto que eu repeti a receita somente para desfrutar da mousse. Desta fez fiz somente com morangos. Da primeira vez fiz com morangos e framboesas. Mas pode ser qualquer fruta triturada ou em pedaços, como pêssego, goiabada, ameixa seca, damasco, manga...


Ingredientes para 8 porções:
200mL de creme de leite fresco
2 iogurtes naturais (total de 250g)
suco de 1 limão
250g de morangos + alguns para decorar
80g de açúcar
1 pitada de baunilha
2 folhas de gelatina
8 biscoitos para enfeitar (opcional)

Levar o creme de leite fresco, a tigela e o batedor da batedeira ao congelador por 30 minutos.
Enquanto isso, retirar os cabinhos dos morangos e cortá-los em pedaços grandes. Juntar o suco de limão e a metade do açúcar. Triturar rapidamente com um mixer ou com um liquidificador para que restem alguns pedaços (se preferir, pode triturar bem até formar uma calda mais fina). Colocar uma camada de calda de morango no fundo das verrines ou das tigelinhas.


Colocar o restante numa panelinha e levar ao fogo baixo para aquecer.
Hidratar as folhas de gelatina em água fria conforme as instruções da embalagem. Escorrer a água e colocá-las na calda de morangos no fogo, tomando o cuidado de não deixar ferver. Quando a gelatina dissolver, desligar o fogo.
Bater o creme de leite fresco na batedeira até ficar no ponto de chantilly. Juntar o restante do açúcar, os iogurtes e bater até ficar homogêneo. Juntar o restante da calda de morango com a gelatina e misturar bem.
Colocar a mousse nas verrines, sobre a calda de morangos.
Enfeitar com o biscoito e com os morangos reservados (opcional). Levar à geladeira até que fique firme.


22 comentários:

  1. Suas tacas ficaram encantadoras e deliciosas!!!!!! Uma sobremesa leve feita com morangos, nao há quem resiste mesmo!!! beijocas e um excelente FDS p vc!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que mousse fantástica!! Os morangos estão lindos :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Adoro mousse de morango.
    A tua ficou linda .
    bj

    ResponderExcluir
  5. Amiga já testei várias receitas de mousse de morango que não me agradaram nem um pouco rsrs, esta sua me parece boa o aspecto está delicioso, vou testar em breve, mais uma vez obrigada pelo passeio de ontem, foi 10 bjs !!!

    ResponderExcluir
  6. oi Kati como eu adoro receitas com morango, principalmente sobremesas geladas, queria muito uns 2 não 3 copinhos deste aqui.
    e ficam lindas tb né

    bjs e um ótimo final de semana

    Gélia

    ResponderExcluir
  7. Uma maravilha essas tacinhas, Kati! Devem ser deliciosas...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. maravilhoso é pouco amada esta divino bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi minha linda.. que saudade..
    Saudade dessa cozinha maravilhosa.. dessa minha amiga linda..
    Eita que perdi muitas delicinhas por aqui.. mas já estou me atualizando..
    Já comecei babando por essa sobremesa toda linda..
    Eita.. eita.. morango é mesmo uma perdição né?
    Hummmmm ficou com uma carinha de quero mais..

    A saladinha de melão está simplesmente fantástica..
    É o segundo blog que visito que vejo salada de melão..
    Isso quer dizer que eu vou ter que testar srrs

    Um beijo minha amiga.. e uma tarde super especial viu?

    ResponderExcluir
  10. Oi Kati é tão frustrante quando a receita que fazemos não sai como desejamos.Mas o importante é o sabor e não desperdiçarmos ela.Agora essa receita deu mais do que certo né, me deixou aqui babando enquanto lia.Adoro frutas vermelhas de todo tipo e morangos quem os resiste.Arrasou.Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Ficaram maravilhosas essas tacinhas.
    Bem leves e frescas para este verão quente.
    Beijinhos
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  12. Que aspecto guloso! Às vezes procuramos uma receita e encontramos outra melhor ainda! ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Kati,
    Que mousses lindas, tentadoras e muito refrescantes, sem dúvida deliciaram quem as saboreou.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  14. Hummm... eu queria um agora, adoro mousse!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que delicias, ficaram fofinhos.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderExcluir
  16. Olá Kati!

    Adorei a receita! Ficou mesmo bonita a apresentação, uma óptima ideia para estes dias quentes.:)

    Beijinhos,
    Olivia

    ResponderExcluir
  17. Este creme de leite pode ser o de caixinha? Não acho o fresco aqui com muita facilidade e queria fazer, ficou tão lindo e vou aproveitar que tenho morangos em casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani, fui pesquisar a respeito para poder te responder.
      Nunca tentei fazer chantilly com creme de leite sem ser fresco. Pelo que eu entendi, tem a ver com a quantidade de gordura, pois é ela que permite que o creme fique espumoso. O creme de leite fresco (ele é bem liquido mesmo) tem pelo menos 30% de gordura. Os outros, de caixinha e de lata, chegam a 18% ou 20% de gordura, não mais, e com alguns conservantes. A textura deles é mais densa.
      Por isso, somente o creme de leite fresco pode ser usado para fazer chantilly. Mas achei uma receita que usa creme de leite de caixinha junto com outros ingredientes, como manteiga, para adicionar a gordura necessária. Olha aqui a receita: http://www.receitasdemae.com.br/receitas/chantilly-caseiro-duas-versoes/.
      Se funcionar, me avisa!
      Beijos

      Excluir
  18. Olá

    Não conhecia o teu blog, mas gostei muito do mesmo. Esta sugestão está fantástica.
    Beijinhos
    Ana
    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...