segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Salada de lentilha com chorizo

Com as temperaturas altas destes últimos dias, não consigo pensar em comer outra coisa que não seja saladas. Não estou reclamando do calor, pois sei que ele não vai durar mais do que 1 semana por aqui, e o resto do ano eu vou reclamar do frio. Por esta mesma razão, eu vou aproveitar e me esbaldar nas saladas e nos sorvetes...enquanto eu posso.

Não sei vocês, mas uma boa salada com uma leguminosa como feijão, lentilha ou grão de bico, ou ainda com um cereal como arroz e cevada, me sacia de verdade. E não uma saladinha de alface com tomate e outras coisinhas que para mim é consumida como entrada ou acompanhamento. Tudo bem que verão pede salada leve e refrescante. Mas um almoço é uma refeição importante, então precisamos nos alimentar direito. Por esta razão, faço questão de juntar leguminosas sempre que posso nas minhas saladas que me servem de almoço. Para o jantar, até me contento de uma coisinha mais leve se eu me alimentei bem durante o dia.

Então vou mostrar aqui uma salada bem nutritiva e saborosa que eu fiz para o almoço, inspirada nesta receita de salada de lentilhas com chorizo. O chorizo usado é a linguiça ou chouriço espanhol, feito de carne suína e temperado com páprica (pimentão) e curado, podendo ser picante ou não. Ele pode ser consumido puro, ou usado na culinária, como é o caso desta receita. Ele confere aos pratos um sabor delicioso, justamente por ser uma linguiça temperada. Outras linguiças não fazem o mesmo efeito. Se não puder usar o verdadeiro chorizo espanhol (usei o picante), creio que o sabor mais parecido é o de uma boa linguiça calabresa, ou um salame picante, do tipo pepperoni.


Ingredientes:
150g de lentilhas verdes
1 pimentão vermelho picado
2 tomates sem sementes picados
1 cebola pequena picada
100g de bacon picado
50g de chorizo picante picado
1 folha de louro
suco de meio limão
vinagre balsâmico (ou de jerez)
azeite
sal, pimenta do reino
salsa picada

Deixar a lentilha de molho em água morna com suco de limão por pelo menos 2 horas. Escorrer, lavar, e cozinhar em outra água com uma folha de louro. Quando a água ferver, a lentilha deverá estar macia. Desligar o fogo, escorrer, retirar a folha de louro e colocar numa tigela grande.
Enquanto isso, aquecer uma panela e fritar o bacon na sua própria gordura em fogo médio, até que ele fique dourado e crocante. Juntar a cebola picada e deixar dourar. Se começar a grudar no fundo da panela, juntar um pouquinho de água e mexer bem. Quando a cebola estiver dourada, juntar o pimentão picado. Refogar por mais 2 minutos, depois juntar um pouco de água, baixar o fogo e tampar a panela. O pimentão vai cozinhar um pouco e amolecer. Deixar cozinhar por 2 minutos. Retirar a mistura do fogo e colocar na tigela da lentilha.
Na mesma panela, colocar o chorizo picado em fogo alto, sem acrescentar nenhuma gordura. Deixar fritar até dourar, mexendo de vez em quando. Escorrer a gordura e colocar o chorizo picado na tigela.
Picar os tomates e juntar na tigela.
Regar a salada com vinagre balsâmico, um fio de azeite, temperar com sal e pimenta do reino. Misturar bem e levar à geladeira até o momento de servir.


Esta salada também é boa para levar na marmita.

19 comentários:

  1. Olá Kati!
    Não dispenso uma saladinha de jeito nenhum elas são bem vindas sempre, essa tem gostinho de quero mais1

    Bjs, ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    maravilhosa combinação de sabores... deliciosa salada!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de lentilhas e esta receita tem um aspecto bem saboroso

    ResponderExcluir
  4. esta saldinha esta delicia amiga bjus

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de lentilhas e achei a tua salada uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Deliciosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Susana

    ResponderExcluir
  7. Adorooooo lentilhas, amo chorizo, por tanto essa sua salada, para mim, está mais do que PERFEITAAAA, estou com água na boca!!!!!! Beijinhos e uma ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  8. Também sou super fã de saladinhas com grãos Katita. Gosto muito da lentilha, ela é muito saborosa e nutritiva e o chouriço faz uma parceria perfeita. Adorei, ficou linda. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Lentilhas são tão saudáveis e saborosas...adoro! E com chouriço fica uma óptima combinação!

    Os dias de calor são de aproveitar e não reclamar! :)*

    ResponderExcluir
  10. Amo receitas simples e deliciosas super maravilha! bjinhos tenha uma semana linda

    ResponderExcluir
  11. Oi Kati, saber que o frio logo chega é bom aproveitar o calor rsrs, agora eu gosto muito de lentilha esta receitinha esta uma delicia eu geralmente uso linguiça e concordo com vc acredito que uma saladinha com leguminosa sacia a fome mesmo!

    Muito muito obrigada pelos links da receita la no blog eu fiquei com muita vontade de fazer aquela receita, pq me pareceu mais macia, quando fizer lhe aviso se deu certo.

    bjs

    Gélia
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tQqLYGq8jaI
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati saladas são sempre bem vindas principalmente quando a temperatura esta mais alta.Deve ficar bem saborosa.Nunca comi salada de lentilha, uma ótima opção.Beijos querida, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Katita, respondendo a sua pergunta, o sabor do quindim fica com um sabor suave de damascos, creio que por causa do coco, mas dá para sentir o sabor do damasco, já de maracujá, creio que ficará com um sabor mais intenso. Hummmm...fico imaginando o sabor do maracujá...Delicia né? Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Katia querida ;)
    Que maravilha de salada esta :) Está mesmo com bom aspecto!
    Sabem tão bem com este tempo fresco!

    ResponderExcluir
  15. Concordo, com calor só sabe mesmo bem uma saladita.
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Esta salada está ótima, adoro os ingredientes que vc usou! Vou fazer!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  17. Hmmm... adoro lentilha e esta receita parece deliciosa mesmo!
    A saladas ficou com uma aparência bem chamativa, de comer com os olhos.
    Adorei a sua sugestão, viu!!

    Com relação à dieta, ainda me falta a disposição pra atividade física, viu! Preciso fazer alguma coisa, pois sei que vai acelerar o processo todo do emagrecimento. E tb pela saúde, claro!
    Já passei por tds estas dietas milagrosas com restrições de alimentos e realmente depois voltava tudo e mais um pouco.
    Desta vez, estou controlando a qtde e a princípio, cortei os carboidratos mais pesados, como os pães, massas e arroz (tudo que eu gosto... hahaha!). Mas depois, no próximo ciclo, vou poder comer moderadamente. É o que eu quero: comer de tudo, e só ficar de olho na qtde. Pq a minha mania é comer, comer, comer até querer explodir... hahaha! Aí, engorda mesmo!
    Obrigada pela força, viu!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  18. Olá Kati,
    Sou fã destas saladas, saborosas, práticas e muito nutritivas.
    Muito boa receita.
    Feliz dia dos pais, bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...