segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Salada de macarrão com queijo feta e legumes verdes - Salade de pâtes, légumes verts et feta

Eu gosto demais de saladas frescas, nutritivas, coloridas e com ingredientes leves. Saladas que me façam bem.

De uns tempos pra cá, tomei algumas resoluções na minha vida sobre alimentação. Afinal não é preciso esperar ficar doente para começar a cuidar dela. Eu estou consumindo muito mais frutas e verduras do que antes, de preferência frescos e de época. Alimentos transformados, como comidas prontas e caldos industrializados, quase não entram mais aqui em casa.

Para completar, comecei a correr. No começo, ia somente uma vez por semana, no domingo de manhã. Corria uns 30 minutos e passava os dois dias seguintes com dores do corpo. Mas feliz. Desde julho, quando parei de trabalhar, passo mais tempo em casa, e tentei aumentar este ritmo para 3 vezes por semana. Nem sempre consigo completar os 3 dias, mas eu tento. E já estou em 45 minutos a cada corrida. Quando termino, me sinto muito bem.

E como eu passo mais tempo em casa, não me importo em preparar a minha comida todos os dias. E aqui está um exemplo de um almoço daqui de casa. Colorido, leve e delicioso.

J'aime beaucoup les salades fraîches, nourrissantes, colorées et légères. Des salades qui me font du bien.


Depuis quelques temps, j'ai pris quelques résolution dans ma vie concernant mon alimentation. Car on n'a pas besoin d'attendre de tomber malade pour s'en occuper. Je consomme plus de fruits et des légumes qu'avant, et je les préfère frais et de saison.  Les produits transformés, comme les plats préparés et les bouillons en cube, n'entrent plus chez moi.



De plus, je me suis mise à la course à pied. Au début, j'en faisais qu'une fois par semaine, le dimanche matin, 30 minutes. Les deux jours suivants, j'avais de courbatures partout. Mais j'étais heureuse. Depuis le mois de juillet, comme j'ai arrêté de travailler et je passe plus de temps à la maison, j'ai augmenté mon rythme à 3 fois par semaine. Ce n'est pas tout le temps que j'arrive à y aller 3 fois, mais j'essaie. Actuellement, je suis à 45 minutes de course. Quand je termine, je me sens vraiment bien.



Puis, comme je passe plus de temps à la maison, ça ne me dérange pas de préparer mon repas tous les jours. Et voici un exemple d'un repas du midi. Une belle salade colorée, légère et délicieuse.



Ingredientes:
200g de macarrão (usei massa curta parafuso)
200g de queijo feta cortado em cubos
1 abobrinha pequena cortada em cubos (usei com casca)
2 dentes de alho picados
2 echalotas (ou 1 cebola pequena) picadas
1 xícara de chá de ervilhas (usei congeladas, somente passadas em água fervente)
folhas de manjericão
azeite
suco de limão
sal, pimenta do reino

Ingrédients:
200g de pâtes courtes (j'ai mis de fusilli)
200g de fromage de brebis, type feta
1 petite courgette coupé en dés (j'ai mis avec la peau)
2 gousses d'ail émincées
2 échalotes émincés (ou 1 petit oignon)
1 tasse de petits pois (j'ai mis des surgelés, juste rincés à l'eau bouillante)
feuilles de basilic
jus de citron
huile d'olive
sel, poivre

Cozinhar o macarrão em água fervente com uma pitada de sal. Escorrer e passar água fria para parar o cozimento. Na mesma panela, aquecer um fio de azeite e dourar o alho. Juntar as echalotas cortadas em rodelas e deixar refogar alguns minutos, sem dourar. Juntar as abobrinhas picadas, e refogar durante alguns minutos em fogo médio para que a abobrinha cozinhe um pouco, mas reste crocante. Juntar algumas gotas de suco de limão e desligar o fogo.

Numa tigela grande, colocar o macarrão, a abobrinha, as ervilhas, temperar com sal, pimenta do reino, azeite e suco de limão e misturar bem. Incorporar os pedaços de queijo feta, o manjericão e misturar delicadamente. Regar com mais um fio de azeite e levar à geladeira até o momento de servir.

Faire cuire les pâtes selon les instructions de l'emballage, dans un grand volume d'eau avec un peu de sel. Les égoutter et rincer à l'eau froide pour arrêter la cuisson. Chauffer un filet d'huile d'olive dans une casserole, faire revenir l'ail jusqu'à ce qu'ils colorent un peu. Ajouter les échalotes, mais ne pas les laisser colorer. Ajouter les dés de courgette et laisser revenir quelques minutes de plus, pour qu'elle soit cuite, mais encore ferme. Ajouter quelques gouttes de jus de citron et retirer du feu.


Dans un saladier, mélanger les pâtes, les courgettes, les petits pois. Saler, poivrer e ajouter un gros filet d'huile l'olive et un peu de jus de citron. Ajouter les dés de feta, les feuilles de basilic ciselées et mélanger délicatement. Laisser au frais jusqu'au moment de servir.



Ah! O manjericão veio da minha horta, que eu cultivo num potinho na varanda. Ele rende bastante e é muito cheiroso.

Le basilic de mes recettes est celui d'un pot que j'ai dans mon balcon. Il a un bon rendement et est très parfumé.

21 comentários:

  1. eu amo esta salada que delicia bjus

    ResponderExcluir
  2. Adoro estas saladinhas de massa! Com feta, então... hummm...
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Gosto imenso destas sugestões com massa, são sempre deliciosas!

    ResponderExcluir
  4. Kati querida, vc tem toda razão, é preciso se cuidar, eu comecei a caminhar a uns 3 meses atras mas infelizmente me deu um esporão no pé. Resultado, tive que parar, pois não suportava a dor, mas continue firme no seu propósito, caminhar faz bem a saúde e emagrece. Essa sua salada ficou linda, cheia de sabor. Gostei demais. Beijinhos miga, ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Olá Kati!
    Eu não fico sem comer saladas de jeito nenhum, elas são
    bem vindas sempre.
    A tua salada de macarrão ficou perfeita!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga sabe que eu preciso criar vergonha na cara e começar a fazer exercicio também hehe, uma salada deliciosa como esta eu não diria não, eu adoro, boa semana querida bjs !!!

    ResponderExcluir
  7. Adoro saladas e essa com massa e queijo ficou uma delicia.
    Uma receita e bem gostosa.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  8. oi Kati massa é uma boa pedida sempre, bom é a sua variação de ingredientes sempre resultam num sabor muito bom

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  9. Sabe tão bem com este calor uma saladinha de massa.
    Que delicia
    Beijinhos
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. O perigo aqui em casa é que quando faço esse tipo de salada, eu como quase tudo sozinha...Adooooro! E essa ficou dos deuses!!beijão

    ResponderExcluir
  11. Que massa tão boa e com tão bom aspecto! Adoro massa com queijo feta :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  12. Oi linda obrigada pelas palavras lá no blog, se cuida mesmo menina só faz bem além de dar energia e com o clima bom que você tem ai é perfeito. Adorei a salada saudável e saborosa. bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kati! Ficou um prato de massa bem delicioso e saudável!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. E que bela refeição!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Kati,
    Agrada-me muito a combinação de massas, legumes e queijo, é leve, muito agradável ao sabor e nutritiva.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  16. Oi Kati, que saladinha deliciosa, hein! Sempre gostei de salada de macarrão, mas nunca a fiz assim, vou experimentar!

    ResponderExcluir
  17. Oi Kati, eu amo saladas e todos os ingredientes dessa salada me agradam muito e a deixaram super saborosa, adorei!!
    Sabe que tenho postergado o reinício das minhas atividades físicas e lendo a sua experiência me fez pensar no quanto a gente se sente bem depois, além do mais faz tão bem a nossa saúde né?!! Vou me animar para recomeçar depois te conto!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi Kati, que maravilha fazer exercícios.E preparar a comida em casa deixa tudo melhor.Que massa mais sofisticada e saborosa.Arrasou.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  19. Cuidar da saúde é fundamental, Kati.Sou muito cuidadosa na alimentação, mas confesso que sou muito relapsa com exercícios. Preciso ter sua persistência. Quando venço a preguiça me sinto bem melhor.
    A saladinha de hoje é bem gostosa e super nutritiva.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  20. Que ótima sugestão!! Delícia.
    Sou apaixonada por massas, mas agora com a dieta tenho evitado.
    Claro que leve e saudável assim tá liberado, né!

    Nossa, 21 dias para habituar com a AF e 6 semanas pra torná-la natural? Aih, tenho chão então... hahahaha!! Não sabia, mas então logo logo eu chego lá.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...