sábado, 24 de agosto de 2013

Tartare de abacate com caranguejo - Tartare d'avocat au crabe

Hoje eu queria mostrar uma entrada simples, deliciosa e muito elegante com um ingrediente, que nós, brasileiros, costumamos comer em receitas doces: o abacate (apesar do resto do mundo consumi-lo em receitas salgadas).

Quando eu vim morar na França e provei o abacate com sal, nunca mais quis saber de outra coisa. Esta fruta tão saborosa e rica em nutrientes de vez em quando entra nas minhas saladas e nas minhas pastinhas caseiras. Ele combina muito bem com peixes e frutos do mar.

Olha aqui tudo o que eu já fiz com abacate:


Neste dia, eu quis fazer em casa esta receita de tartare de abacate com caranguejo. Ficou bonita e deliciosa.

Com esta receita, eu aproveito e participo do desafio da Priscila, do blog Receita Esperta. O desafio era preparar uma receita com abacate!

Aujourd'hui je vous présente une entrée simple, savoureuse et très élégante avec un ingrédient que nous, les brésiliens, avons l'habitude de consommer en recettes sucrées: l'avocat (malgré le reste du monde, qui le consomme en recettes salées).


Quand je suis venue habiter en France, et j'ai eu l'occasion de goûter l'avocat avec du sel, je n'ai plus jamais voulu le manger autrement. Ce fruit si riche fait partie de mes salades et des mes tartinades. Il se marie très bien avec les poissons et fruits de mer.



Voici quelques recette avec de l'avocat déjà publiées sur mon blog (en portugais):



Pour la recette d'aujourd'hui, j'ai fait ce tartare d'avocat au crabe. Le résultat était très joli et surtout très bon.



Avec cette recette, je participe au défi lancé par ma copine Priscila, du blog Receita Esperta, pour préparer une recette avec de l'avocat.



Ingredientes:
1 abacate
suco de meio limão

120g de carne de caranguejo (1 latinha)
1 colher de sopa de ricota
1 colher de sopa de cream cheese aromatizado com echalote e cebolinha (se preferir, usar requeijão)
1 colher de chà de mostarda de Dijon
cebolinha picada

Numa tigelinha, misturar a carne de caranguejo com a ricota, o cream cheese (ou o requeijão) e a mostarda. Acertar o sal. Reservar.
Cortar o abacate ao meio, tirar a casca e o caroço. Cortà-lo em cubos, jogar umas gotinhas de suco de limão por cima. Temperar com sal, pimenta do reino e com um fio de azeite aromatizado com alho.

Com ajuda de um aro, fazer uma base de creme de caranguejo, até a metade. Completar com abacate picado e retirar o aro.

Eu fiz a montagem sobre umas folhas de rùcula, e enfeitei com cebolinha. Fica perfeito também para ser servido em verrines, ou copinhos.

Ingrédients:
1 avocat à point
jus de citron
sel, poivre, huile d'olive (j'ai mis celle-ci aromatisée à l'ail - recette en portugais)


120g de chair de crabe (une petite boîte)

1 cuillerée à soupe de ricotta
1 cuillerée à soupe de fromage à tartiner à l'échalote et ciboulette
1 cuillerée à soupe de moutarde forte
ciboulette ciselée 


Dans un bol, émietter la chair de crabe avec la fourchette. Ajouter la ricotta, le fromage à tartiner et la moutarde. Vérifier le sel.

Couper l'avocat en deux, enlever la peau et le noyau. Couper la chair d'avocat en dés, arroser d'un filet de jus de citron, d'huile d'olive, saler e poivrer.


Avec un emporte-pièce, faire une couche de mélange de crabe, jusqu'à la moitié. Ajouter les dés d'avocat, puis enlever l'emporte-pièce. 



J'ai mis le tartare sur un lit de roquette, et je l'ai décoré avec un brin de ciboulette. On peut aussi faire le montage dans des verrines.


11 comentários:

  1. Não sei se é pelo fato de ser acostumada a comer o abacate em receitas doces que eu tenho um certo bloqueio em experimentar o tartare, me parece delicioso um dia vou ultrapassar a barreira rsrs, bom fds amiga bjs !!!

    ResponderExcluir
  2. Diferente de tudo que já, ai será se eu iria gostar? Tenho o mesmo problema da Sol, embora eu já fiz uma receita salgada com o abacate e gostei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati. Ficou um belo petisco. Não temos mesmo o costume de saborear o abacate em comidas salgadas, mas este seu pratinho de hoje me deixou com água na boca.

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kati,
    Também adoro o abacate nas duas versões doce e salgada e igualmente gosto muito de salmão, deliciosa refeição.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro guacamole e me parece que esse tartare fica bem parecido, então... vou adorar!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  6. Que belo petisco,gostei dos ingredientes deve ser uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati! Ainda não provei abacate com sal, nem guacamole, mas lendo sua postagem e vendo a foto da sua bonita Tartare, deu vontade. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  8. Que exótica esta salada, Kati! Eu nunca fui fã de abacate como mais se consome no Brasil, ou seja, doce. Aprendi a gostar dessa fruta maravilhosa depois que passei a consumi-la em receitas salgadas. Portanto, sua salada está indo pra minha lista! Deve ser realmente deliciosa!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Katita querida, não sabia que só nós brasileiros consumíamos o abacate em doces, que interessante. Como gosto de abacate em doces e salgados com certeza iria adorar essa tartare, ficou linda, deliciosa combinação com a carne de carangueijo. Amei. Beijocas, ótima semana miga

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, eu adoro abacate nas saladas e pratos salgados, muito mais do que nos doces, sempre!
    Amei a sua sugestão, uma pena que caranguejo aqui pra mim nem em sonho...fico com a sua linda foto!

    Ah, e estou adorando ler o blog em francês, uma ótima oportunidade de treinar e estudar un petit peu...rss

    Beijo querida,
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...