sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Salmão grelhado ao molho de echalota - Saumon sauce à l'échalote

Não sei como é o cardápio semanal de vocês, mas de vez em quando eu sinto a necessidade de comer peixe. E como eu prefiro um bom peixe fresco, eu espero para ir no mercado aos domingos para me abastecer.

Nas últimas compras que eu fiz, ao invés de comprar cebola, como eu sempre faço, comprei echalotas (ou chalotas). Primeiro porque as cebola estavam feias, depois porque elas vinham da Austrália. Eu não vejo nenhuma necessidade em fazer viajar as cebolas de tão longe, tendo produtores regionais. Boicotei a cebola australiana e preferi as echalotas francesas.

Eu tinha mais um motivo. Eu estava louca para fazer uma molho de echalota. Esta planta bulbosa prima da cebola, do alho tem sabor mais delicado do que a cebola, e não deixa aquele gosto na boca (que a gente lembra pelo resto do dia!) do alho (Fonte Wikipédia). Elas são muito usadas na culinária francesa, tanto cruas nas vinagretes de saladas, quanto cozidas, nos molhos e caldos.

A minha receita de hoje, salmão grelhado ao molho de echalota, veio deste site, e me agradou muito!!! Eu fiz o molho à parte, e como rendeu bastante, e ele foi servido no outro dia sobre uma carne grelhada. Uma perfeição.

Je ne sais pas comme vous organisez votre menu hebdomadaire, mais moi, de temps en temps, j'ai besoin de manger du poisson. Comme je préfère un bon poisson frais, j'attends le dimanche pour aller le chercher au marché.

La dernière fois que j'ai fais mes courses, au lieu d'acheter des oignons, j'ai acheté des échalotes. D'abord parce que les oignons n'étaient pas beaux. Puis parce que les oignons venaient de l'Australie. Je ne vois pas pourquoi faire venir des oignons de si loin, alors qu'il y a des producteurs dans la région. J'ai ignoré les oignons australiens (rien contre l'Australie), et j'ai pris des échalotes françaises.

J'avais encore une raison de le faire. J'avais envie de faire une belle sauce à l'échalote. Cette plante bulbeuse cousine de l'oignon et de l'ail, au goût prononcé et délicat, sans laisser cet arrière-goût (d'ail) dans la bouche (dont on se souvient le reste de la journée) (source Wikipédia). Elles sont très utilisées dans la cuisine française, crus en salades ou vinaigrette, ou cuites, en sauces et bouillons.

Ma recette d'aujourd'hui, saumon à l'échalote, vient de ce site, et m'a beaucoup plu!! Comme j'ai fait la sauce séparée, et il m'en restait, je l'ai utilisée le lendemain avec un viande grillée. C'était parfait.


Ingredientes (4 porções):
4 filés de salmão
5 echalotas
2 colheres de sopa de creme de leite
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 pitada de mostarda
1 pedacinho de manteiga
sal
um pouco de água

Ingrédients (pour 4 personnes)
4 pavés de saumon frais
5 échalotes
2 cuillères à soupe de crème fraîche
4 cuillères à soupe de vinaigre balsamique
1 pointe de moutarde
1 noisette de beurre
sel
un peu d'eau

Colocar as echalotas picadas e a manteiga numa panela. Quando as echalotas estiverem transparentes, colocar um pouco de sal. Juntar o vinagre balsâmico dissolvido em um pouco de água. Deixar reduzir em fogo alto. Juntar a mostarda e deixar cozinhar mais uns 2-3 minutos. Adicionar o creme de leite e desligar o fogo.

Numa frigideira de fundo grosso aquecida e com um fio de azeite, grelhar o salmão começando pelo lado da pele. Quando o meio do filé tiver mudado de cor (estiver branco), virar e deixar mais dois minutos no fogo.

Regar o salmão com o molho na hora de servir.

Mettre les échalotes avec le beurre dans une poêle. Quand les échalotes sont translucides, saler légèrement. Déglacer les échalotes cuites avec le vinaigre balsamique coupé avec un peu d'eau. Ajouter la pointe de moutarde. Faire mijoter 2-3 minutes puis ajouter la crème. 

Dans une poêle chaude légèrement huilée, mettre le saumon côté peau à cuire. Quand le centre du pavé de saumon  est cuit (il devient plus clair), le retourner et laisser encore 2 minutes.

Napper le saumon avec la sauce au moment de servir.

10 comentários:

  1. Adro salmão e esta sugestão é uma delicia!
    Acho que devemos sempre tentar variar na alimentação, eu tento comer peixe pelo menos 1x por semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kati. Não conhecia a chalota, ela tem uma aparência muito parecida com a cebola, não é? Eu também gosto de variar o cardápio da semana comendo peixe (que eu gosto muito), mas na cidade onde estou morando é bem difícil. Não encontro peixes nem congelados no supermercado, daí trago de BH em uma bolsa térmica com gelo dentro (fico morrendo de medo do trânsito parar e ele estragar, rsrs). Seu salmão está lindo e apetitoso.

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,
      sim a echalota é parecida com a cebola, sendo que menor. Ela também lembra o alho porque se divide em vários bulbos (como os dentes de alho). Mas o sabor é delicioso e o melhor é que ela não deixa "aquele" gosto na boca. Fiz uma guacamole usando echalota e amei o resultado!
      Beijos

      Excluir
  3. Bom dia Kati,
    É um dos meus peixes preferidos, essa receita está perfeita na aparência e no sabor, amei.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Receita nota mil! Que molho maravilhoso, adoro echalotas e junto com o salmão, nao há como resistir a esse prato saborosíssimo, parabéns! Beijinhos e um excelente FDS!

    ResponderExcluir
  5. Deve ficar tao bom!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Este salmão ficou com um aspecto maravilhoso! O molho ficou fantástico!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  7. Aprendi aqui sobre a 'chalota'. Não conhecia. Excelente sugestão. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!, Deus te abençoe, amiga este salmão é ma delicia, o seu blog é ótimo sucesso, já estou te seguindo, Aguardando Retribuição.
    Canal Youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...