sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bolo de limão molhadinho - Gâteau humide au citron

Um dia eu estava procurando uma receita de bolo para aproveitar uns limões que eu tinha em casa. De preferência um bolo simples, como eu gosto, em que o limão pudesse ser a estrela maior.
Achei  este bolo de limão encharchado, que me conquistou. Apesar de não costumar usar caldas, me rendi totalmente a este bolo umido e muito refrescante.

Un jour, j'ai cherché une recette de gâteau pour utiliser les citrons que j'avais à la maison. Mais un gâteau simple, comme je préfère, pour que le citron puisse être la star.
J'ai trouvé ce gâteau humide au citron qui m'a plu. Même si je n'ai pas l'habitude d'ajouter le glaçage, je me suis rendue à ce gâteau humide et très frais.


Ingredientes:
4 ovos médios (gemas e claras separadas)
200g de açúcar
100g de manteiga derretida
casca e suco de 2 limões
250g de farinha de trigo
1 colher de sopa cheia de fermento em pó

Para a calda:
200mL de água
100g de açúcar
suco e casca de 1 limão

Preaquecer o forno a 200°C. Untar e polvilhar uma forma de bolo.
Numa tigela, bater as claras em neve. Em outra tigela, bater o açúcar com as gemas até que a misture comece a espumar. Acrescentar a manteiga derretida, o suco e as raspas de limão e misturar bem. Adicionar a farinha peneirada e o fermento e continuar mexendo. Envolver as claras na preparação. Despejar o conteúdo na forma e levar ao forno por uns 40 minutos, até assar. Retirar do forno, deixar esfriar sobre uma gradinha.

Enquanto isso, preparar a calda. Levar todos os ingredientes ao fogo numa panelinha. Deixar ferver 5 minutos. Jogar a calda ainda quente sobre o bolo.


Ingrédients:
4 oeufs moyens (jaunes et blancs séparés)
200g de sucre
100g de beurre fondu
zestes et jus de 2 citrons
250g de farine
1 sachet de levure chimique


Pour le glaçage:

200mL d'eau
100g de sucre
jus et zeste d'un citron


Préchauffer le four à 200°C. Beurrer un moule à gâteau avec du beurre et saupoudrer avec de la farine. Dans un saladier, battre les blancs d’œuf en neige au fouet. Dans un autre saladier, mélanger les jaunes et le sucre jusqu'à ce que le mélange devienne mousseux. Ajouter le beurre fondu, le jus et les zestes de citron et mélanger encore. Tamiser la farine dans le saladier, puis la levure et bien mélanger. Incorporer les blancs en neige. Verser dans le moule et enfourner pendant 40 minutes, ou jusqu'à ce que le gâteau soit cuit. Retirer du four, laisser refroidir sur une grille.



Pendant que le gâteau est au four, préparer le glaçage. Mettre tous les ingrédients dans une petite casserole au feu moyen pendant 5 minutes. Arroser le gâteau avec le glaçage chaud.



Este bolo desapareceu rapidinho aqui em casa. Ele é macio, molhadinho e bem refrescante.


Ce gâteau a été mangé rapidement chez moi. Il est moelleux, humide et très frais.


17 comentários:

  1. Adoro bolos humidos e se tiverem sabor a limão então ficam perfeito.
    O teu esta perfeito e lindo
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    Sou fã de sabor de limão e no bolo fica uma tentação ou perdição, molhadinho então, humm, delicia, tanto o sabor como o aroma.
    Bom fds, feliz dia da criança, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Hummm amiga to chegando pra tomar um cafézinho ai contigo hehe, bjs !!!

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, que delicia de bolo Kati! Adoro bolos com gostinho cítrico de limão! Essa sua receita eh super pratica e deliciosa do jeitinho que eu gosto, estou levando-a comigo,ok! Beijinhos doces e que vc tenha um excelente. FDS!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro um bom bolo de limão e se for húmido melhor ainda! Adorei, tem um aspecto fantástico :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati, tudo bom?

    Não sou fã de bolo de limão, mas fui seduzida pela cor e textura deste bolo, deixa comprar uma batedeira e te falo como ficou este bolo rsrsrs


    Beijos e ótimo final de semana


    Audeni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Audeni,
      este bolo nem precisa de batedeira. Eu fiz na mão mesmo. Se você fizer, me conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  7. Que lindo Kati, adoro este tipo de bolinhos!

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. huuuuummmm...
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati, eu amo bolo de limão e molhadinho assim hummmm que loucura.Me renderia também a esta delícia.Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Kati,
    Adoro os bolos cítricos, todos eles! O limão me encanta. Tenho um "bolo de limão azedinho" (essa é a receita) ], que é uma loucura de bom.
    Provaria com muito gosto esse seu bolo.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Este é daqueles bolos que fazem sempre sucesso e húmido ainda mais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Kati, acabei de fazer este bolo!
    Enquanto assava, perfumava a casa toda. Excelente sabor. Um bolo que eu gostei muito, especialmente para acompanhar um café.
    Vou publicar no meu blog!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Gloria,
      que bom que você fez e gostou. O sabor do limão é bem forte, eu adoro!
      Espero que a receita tenha sido a altura da ocasião.
      Beijos

      Excluir
    2. A aprovado com aplausos pela família!
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...