sábado, 12 de outubro de 2013

Terrine de legumes - Terrine de légumes

Esta receita é ótima para quem não come carne, e também para quem gosta de legumes variados em acompanhamento. A receita original eu achei no livro Les basiques de la cuisine française, Marabout Chef, como terrine de legumes ao cerefólio. Mas como dica da própria receita, pode-se usar os legumes que tiver em casa.

E como eu tinha cenoura e mais alguns outros legumes em casa, resolvi fazer com o que eu tinha.

Cette recette est très bien pour ceux qui ne mangent pas de viande, ou pour ceux qui aiment varier la cuisson des légumes en accompagnement. La recette originale vient du livre  Les basiques de la cuisine française, Marabout Chef comme terrine de légumes au cerfeuil. Mais comme une astuce de la recette, on peut utiliser les légumes que l'on veut.


Et comme j'avais des carottes et d'autres légumes à la maison, j'ai fait avec comme cela.



aproximadamente 1kg de legumes variados e picados, eu usei:
600g de cenoura
300g de ervilhas frescas (usei congeladas)
100g de pimentão (usei o vermelho) picado
mas pode ser vagem, brócolis, couve-flor, cogumelos ou qualquer outro que não solte muita água

125g de queijo fresco de cabra (pode ser de vaca, como a ricota, para um sabor mais suave)
6 ovos
200mL de creme de leite
50g de queijo ralado no ralo grosso (acrescentei por conta própria)
sal, pimenta do reino
tomilho (ou qualquer outra erva ao seu gosto)
noz moscada (eu usei porque acho que combina muito bem com a cenoura, mas fique à vontade para usar qualquer outra especiaria ao seu gosto)

Cozinhar os legumes que precisam ser cozidos já picados (no meu caso, somente a cenoura, que cozinhei no vapor, e passei as ervilhas congeladas rapidinho na água fervente). Para dar mais cor ao prato, eu processei (no mixer) metade das cenouras com um pouquinho de água, a noz-moscada e uma pitada de sal até a consistência de um purê. Mas esta etapa é totalmente facultativa.
Numa  tigela, amassar o queijo fresco com um garfo, juntar os ovos batidos, o creme de leite, as ervas (o tomilho, no meu caso). Juntar o purê de cenoura (se você optar por uma terrine colorida, como eu) e misturar bem. Temperar com sal, pimenta do reino e misturar aos legumes picados.

Untar uma assadeira de bolo inglês (ou cake - retangular e fundo), e despejar a mistura (como eu só tenho formas miniaturas, usei 3 e ainda sobrou massa para fazer em forminhas de muffins). Cozinhar em banho-maria com o forno baixo (150°C) por 45 minutos (deixei um pouco menos para as formas menores).

Algumas receitas de terrine recomendam forrar a forma com fatias de presunto, de salmão defumado ou ainda legumes fatiados. Eu não usei, mas recomendo fortemente porque ajuda a desenformar, sem que o creme grude na forma.


Ingrédients:
environ 1kg de légumes en petits dés, j'ai mis:
600g de carottes
300g de petits pois (surgelés)
100g de poivron rouge
vous pouvez mettre des haricots verts, du brocolis, du chou-fleur, ou autre qui ne rende pas beaucoup d'eau


125g de fromage de chèvre frais (ou de vache, comme la ricotta pour un goût plus doux)

6 œufs
200mL de crème liquide
50g de fromage râpé
sel, poivre, thym, muscade (ou d'autres épices selon votre goût)


Faire cuire les légumes qui ont besoin d'être cuits (les carottes à la vapeur pour moi, et les petits pois passés à l'eau bouillante). Pour donner plus de couleur à la terrine, j'ai mixé la moitié des carottes avec un peu d'eau, de la muscade, du sel et du poivre jusqu'à la consistance d'une purée. Mais cette étape est facultative.

Dans un saladier, écraser le fromage frais à la fourchette, ajouter les oeufs battus en omelette et le thym. Ajouter la purée de carotte (si vous choisissez une terrine colorée, comme la mienne) et bien mélanger. Assaisonner avec du sel, du poivre et mélanger les légumes en morceaux.


Beurrer un moule à cake et y verser la préparation. J'en ai mis dans des petits moules à cake, car j'en ai pas un plus grand. Faire cuire au bain-marie pendant 45 minutes (un peu moins pour les petits moules).



Certaines recettes préconisent de tapisser le fond du moule avec du jambon, du saumon fumé ou encore des tranches de légumes. J'en ai pas mis, mais je le recommande fortement, car cela aide au démoulage, sans que l'appareil reste collé au moule.



Servir morno ou frio com um molho de tomate ou uma salada. Pode ser servido de entrada ou como acompanhamento.

Servir tiède ou frais, avec une sauce tomate ou une salade. On peut servir en entrée ou comme accompagnement.

8 comentários:

  1. Que aspeto magnífico...será desta que arrisco a experimentar fazer???
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Kati querida, ainda estou tentando colocar minhas visitas em dia. Depois que voltei, está difícil, mas chego lá.
    Andei vendo o que perdi por aqui, tantas receitas deliciosas, como sempre. Essa terrine está linda, adoro terrines, já provei muitas, porém nunca fiz. Vou levar a receita e me arriscar qualquer hora. Gostei muito. Beijinhos miga, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. oi Kati,essa receita já está indo junto comigo ,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Es`pectacular Katy, me la apunto para hacerla, besos

    ResponderExcluir
  5. Kati, lindona a receita! E parece que rende bastante... ótima ideia de colorir mais a massa com a cenoura. deste formato fica tão bonitinho. Super saudável! Beijos!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  6. Ficou um espetáculo!
    Essa mistura só pode ter resultado num sabor fantástico!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ver essa receta no cantinho da Rosinha e achei o máximo Kati!!
    Que linda ficou a sua terrine e que delícia deve ser !!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...