quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Beterraba e abóbora assadas - Betterave et potimarron rôtis

Hoje é um dia muito importante pra mim. Queria compartilhar com vocês e pedir que mandem energias positivas para mim. O motivo é simples. Como alguns de vocês sabem, eu estou terminando um doutorado aqui na França, e hoje é o dia da defesa da tese.

Depois de muito trabalho, noites sem dormir direito, e o natural estresse, fiquei doente (eu já estava esperando por isso). Estava molinha, com amidalite, febre, tudo pra querer ficar debaixo das cobertas. Só que eu nem tava conseguindo respirar direito. Fui pro médico e depois de algumas doses generosas de remédios poderosos, aqui estou em plena forma!

E dois dias depois da minha apresentação diante de uma banca bem exigente, vou de férias pro Brasil. Fico ausente do blog por algumas semanas, mas prometo que volto! Até porque tenho muitas receitas para publicar, mas falta tempo para escrever.

E como a minha cozinha não para, nem quando eu estou doente ou muito ocupada, olha o nosso almoço de ontem. A ideia das beterrabas assadas veio da minha queria Maria Glória, do blog Fare la Scarpetta.

Aujourd’hui est une journée très importante pour moi. Je voudrai partager avec vous et vous demander de penser à moi et de m'envoyer des pensées positives. La raison est simple. Comme certains d'entre vous le savent, je termine un doctorat ici en France, et aujourd’hui est le jour de ma soutenance de thèse.


Après beaucoup de travail, des nuits sans pouvoir dormir, et le stresse naturel, je suis tombée malade (je l'attendais). J'était toute molle, avec une angine, fièvre, tout pour ne pas vouloir sortir du lit. Mais comme j'avais même des difficultés pour respirer, je suis allée voir un médecin. Après quelques doses généreuses de médicaments, me voici en pleine forme!



Et deux jours après ma soutenance de thèse devant un jury exigeant, je pars en vacances au Brésil. Je serai absente du blog pour quelques semaines, mais je promets que je reviens dès que je peux. J'ai encore des recettes à publier, mais je ne pas le temps de les écrire.



Et comme ma cuisine ne s’arrête jamais, ni même quand je suis malade ou très occupée, voici notre repas d'hier. L'idée des betteraves rôties vient de ma collègue Maria Glória, du blog Fare la Scarpetta.



Para aproveitar o forno, fiz também estas fatias de abóbora assadas e alguns dentes de alho com casca. Só fiz cortar as fatias e regar com azeite, sal grosso moído e alecrim.

Pour profiter du four chaud, j'ai fait aussi des tranches de potimarron rôties et quelques gousses d'ail en chemise. J'ai arrosé les tranches avec de l'huile d'olive, j'ai mis du romarin et du gros sel moulu dessus.


Para as beterrabas, eu as cozinhei com casca em água fervente por 10-15 minutos. Depois descasquei, cortei em 8 pedaços. Coloquei numa assadeira coberta com papel manteiga e reguei com uma mistura de azeite e vinagre balsâmico. Coloquei folhinhas de alecrim e sal grosso moído por cima e levei ao forno até dourar e as beterrabas ficarem macias.

Pour les betteraves, je les ai faites cuire à l'eau bouillante pendant 10-15 minutes. Puis je les ai pelées et coupées en 8 quartiers. J'ai disposé le tout dans une plaque de cuisson recouverte de papier sulfurisé et j'ai arrosé d'un mélange d'huile d'olive et de vinaigre balsamique. Quelques tours de moulin de gros sel, quelques feuilles de romarin et j'ai enfourné jusqu'à ce que les betteraves soient tendres et dorées.


Eu servi com este salmão caralizado com mel e molho de soja que eu mostrei aqui.

J'ai servi avec ce saumon caramélise au miel et à la sauce soja, publié ici.


14 comentários:

  1. Adoro estes dois legumes assados, pois ficam com um sabor intenso e adocicado!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Este sabor adocicado é realmente especial.
      Beijos

      Excluir
  2. Kati desejo que tudo te corra bem.
    Adorei a sugestão,bons ingredientes e um aspecto delicioso
    bj

    ResponderExcluir
  3. Kati! Sem palavras!
    Por tudo! Pela defesa da tese, pelas noites sem dormir direito e por estas beterrabas e fatias de abóbora assadas. São lindas e com excelente aspecto. Pelo salmão também, este é divino!
    Vibrando e torcendo por você!
    E boa viagem ao nosso Brasil!
    Mais uma vez, obrigado pela referncia ao Fare la Scarpetta e pela nossa amizade!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, obrigada pelas palavras e pelas energias positivas, que eu pude sentir daqui! =)
      Tudo correu bem.
      O seu blog é realmente uma inspiração pra mim, e fico feliz com este começo de amizade.
      Beijos

      Excluir
  4. oi Kati parabéns pela defesa,sei o quanto isso e dificil,pois meu filho passou por todas essas etapas, bem diferente as beterrabas assadas mas com certeza deliciosas bjs e boas ferias Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosinha!
      Obrigada pela carinho. Tudo correu bem.
      Beijos

      Excluir
  5. Kati, antes de mais nada, espero que tenha dado tudo certo, viu! Que tenha sido satisfatório e com muito sucesso! Depois nos conte como foi.
    Com relação ao prato... que delícia! Só fico imaginando o sabor, mas já comi com os olhos... hehehe!
    E obrigada pelas dicas com o preparo do chá, viu! Vou providenciar um recipiente de vidro, pra armazenar na geladeira.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cici, obrigada pelo carinho. A defesa correu bem, deu tudo certo!
      Beijos!

      Excluir
  6. Ficou muito bonita esta apresentação!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderExcluir
  7. Bonjour,je viens de parcourir votre blog,j'ai beaucoup aimé.... Et tous ces plats ,vous en avez des recettes !!!!!!! bonne journée la recette que j'ai ne me satisfait pas ,je suis très preneuse !! merci par avance
    j'ais déjà traité un site comme ca http://le-couscous-marocain.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...