segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Omelete de cogumelos - Omelette aux cèpes

Confesso que este post tem pelo menos 3 meses de atraso. Mas ele merece um lugarzinho aqui no blog para quando o outono chegar. Esta receita também pode ser útil às pessoas que não sabem o que fazer com os cogumelos chamados "funghi porcini" ou boletos (Boletus edulis na Europa ou Boletus luteus no Chile), que são encontrados desidratados no Brasil sob o nome de "funghi secchi".

Aqui na França, o outono é a melhor época do ano para colher cogumelos nos bosques e florestas. Mas esta aventura merece muita atenção, pois alguns cogumelos não são comestíveis. Os cogumelos mais procurados são os cogumelos "porcini", que são muito aromáticos e saborosos.

Durante um passeio pela floresta perto da minha casa encontramos muitos cogumelos, e pudemos colher alguns destes cogumelos "porcini". Pesamos a nossa recolta, que deu mais de 700g! Aproveitei para salteá-los "à bordelaise", na manteiga com echalotas e salsa, e fiz uma bela omelete.

ps: gente, eu só ousei comer os cogumelos da floresta porque meu marido conhece-os muito bem, e ele só apanhou os que ele tinha certeza, afinal ele faz isso desde criança. Além disso, chegando em casa eu conferi todas as características deles com as fotos da internet. Mas confesso que também fiquei apreensiva com a ideia.

A receita de hoje é uma omelete de cogumelos, que pode ser realizada com qualquer tipo de cogumelo, o mais fácil de encontrar perto da sua casa. Eu fiz com os meus deliciosos cogumelos colhidos na floresta, mas você pode fazer com os cogumelos de paris (fresco ou em conserva), ou outro de sua preferência.

J'avoue que ce billet a au moins 3 mois de retard. Mais il mérite bien sa place sur le blog en attendant l'automne. Cette recette peut être utile aux gens qui ne savent pas quoi faire avec leurs champignons déshydratés.

Ici en France, c'est en automne la meilleure saison pour ramasser des champignons dans les bois. Mais il faut faire attention, car tous les champignons ne sont pas comestibles. Le champignon le plus recherché est le cèpe, très parfumé et savoureux.

C'était pendant une promenade en forêt dans la vallée de la Chevreuse au mois d'octobre qu'on a trouvé, au début par hasard, des très beaux cèpes. Ensuite on a ouvert grands les yeux pour en trouver d'autres. En arrivant à la maison, j'ai pesé notre récolte et ça nous a fait pas moins de 700g. Je les ai fait sautés à la bordelaise et ensuite j'ai préparé cette belle omelette.

Cependant cette recette toute simple peut être réalisée avec n'importe quel type de champignon (comestible, bien sûr). Avec des champignons de paris c'est très bon aussi.


A primeira etapa é limpar os cogumelos com um pano úmido para retirar toda a terra. Podemos também lavá-los rapidamente em água corrente. Quando estiverem limpos, eles devem ser cortados em lâminas. Em seguida, vamos salteá-los "à bordelaise". Aquecer um pouco de manteiga numa panela e refogar as echalotas picadas. Quando elas estiverem transparentes, juntar os cogumelos e salteá-los em fogo alto durante uns 15 minutos. Adicionar salsa picada e reservar.

On commence par nettoyer les champignons avec un chiffon humide pour enlever toute la terre. On peut aussi les rincer rapidement à l'eau courante. Une fois nettoyés, on les découpe en lamelles. Ensuite on fait chauffer du beurre dans une poêle, on fait suer des échalotes émincées, puis on ajoute les champignons. On laisse cuire à feu vif pendant une quinzaine de minutes. Ensuite on finalise avec du persil plat et on réserve.


Para a omelete, basta bater os ovos numa tigela com uma pitada de sal e de pimenta do reino, com um pouco de leite (uma colher de leite para cada ovo). Os ovos batidos são colocados na panela com um pouco de manteiga, e deixar cozinhar tranquilamente em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando a parte de baixo estiver bem cozida, colocar os cogumelos salteados por cima. Quando a omelete estiver no ponto desejado (mais mole para quem gosta, ou bem durinha), dobrá-la ao meio e colocar num prato. Servir com uma salada de folhas verdes.

Pour l'omelette, il suffit de battre les œufs dans un bol avec une pincée de sel et de poivre, avec un peu de lait (une cuillerée à soupe de lait par œuf). On dispose les œufs battus dans une poêle avec un peu de beurre, puis on le laisse prendre tranquillement en feu doux, en remuant de temps en temps. Quand le dessous a déjà pris, on ajoute les champignons sautés par dessus et on plie l'omelette, qui va glisser directement dans l'assiette. Servir avec une salade verte.


14 comentários:

  1. Oi Kati, que maravilha essa vidinha aí na França, além de poder passear na floresta, ainda colher cogumelos. Isso realmente não existe por aqui kkkk
    Parabéns!
    E por falar em maravilha, essa omelete deve ter ficado "maravilhosa". fiquei daqui só imaginando o passeio e a omelete...
    Hummmm!
    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Adoro cogumelos e esta omelete tem um aspecto tão bom!!!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Achei essa omelete uma verdadeira delicia
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Ficou mesmo apetitoso. Deve de estar muito bom... nao sei porque nao me gosto muito de aventurar a ir apanhar cogumelos acho que comprar no supermercado é mais seguro, e entao tenho um homem ca em casa que tem medo de morrer com os cogumelos e fossem apanhados por mim ai nem se quer lhes tocava... hehe :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Kati,
    Adoro cogumelos, mas sem dúvida teria receio de colher cogumelos na floresta, pois desconheço as característica de cada variedade.
    Essa omelete é deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Olá Kati,
    Estive a atualizar-me vendo muitas das tuas postagens, todas tão interessante e fiquei muito contente por saber que terminaste com sucesso o teu doutoramento, muitos parabéns!
    Gosto imenso de cogumelos, mas como não sei distinguir os comestíveis dos venenosos jamais me atreveria a apanhar. Que bela colheita vocês fizeram e usaste-os nesta maravilhosa omolete.
    Obrigada pelo teu carinho e palavras tão gentis que me deixaste. Votos de um 2014 muito feliz para vocês também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Kati querida,
    sou apaixonada por omeletes, esse pedi bis, ficou perfeito!

    Bjs, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
  8. Que aspecto fabuloso Kati.
    Eu que adoro cogumelos, fiquei a salivar com esta tua magnífica omelete!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  9. Gente que coisa mais linda....
    Nunca fiz omelete assim... pela carinha está dos deuses em?
    Nossa!! Quero testar.. com certeza!

    Beijo minha linda.. e uma tarde super especial viu?

    ResponderExcluir
  10. que delicia poder colher seus proprios cogumelos,esse omelete está hummmmmmmmmm delicia bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  11. Nem vou falar aqui para não estragar! Parabéns pela omelete!
    É linda e apetitosa!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Talvez uma das melhores combinações gastronômicas: omelete e cogumelos.
    Ao menos, duas paixões de minha vida.
    Não sei onde encontrar cogumelos tão bonitos quanto os que há na França, mas já improvisei omelete de champignon em casa (que sempre me faz sorrir e me agradecer a mim mesma pela autoconsideração). =D
    Bjos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...