quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Coelho ao molho de ameixas - Lapin aux pruneaux

Aqui na França, carne de coelho é algo comum. Ela é encontrada nos supermercados e nas feiras a um preço próximo ao do frango. Eu acho esta carne uma boa opção, pois ela é leve, tem menos gordura, é de fácil digestão e é muito saborosa. No Brasil, no entanto, eu nunca vi à venda. As pessoas costumam ter uma image de coelho como um bicho de estimação, e se recusam a imaginar este animal num prato.

Uma das receitas típicas daqui é o coelho ao molho de ameixas, tão famosa quanto o coelho ao molho de mostarda que eu mostrei aqui no blog. Eu tinha ameixas em casa, e escolhi a primeira opção. Existem muitas variações da mesma receita, usando cerveja preta, vinho tinto ou vinho branco para cozinhar a carne. Eu escolhi a cerveja preta e um pouco de purê de tomate para encorpar o molho. Aqui em casa, o prato foi muito apreciado. Fica perfeito para ser servido em dias de festa, com um jantar entre amigos ou um almoço de família no domingo.

Ici en France, manger du lapin c'est assez répandu. La viande est facilement trouvée dans les marchés et supermarchés à un prix proche de celui du poulet. Je trouve cette viande une bonne option, car elle est moins grasse, facile à digérer et très savoureuse. Au Brésil, par contre, je n'ai jamais vu du lapin à vendre. Les gens du lapin une image d'animal de compagnie, et refusent de l'imaginer dans une assiette.

Une des recettes typiques d'ici est le lapin aux pruneaux, tout aussi connue que le lapin à la moutarde, que j'ai déjà publié sur le blog. Comme j'avais des pruneaux à la maison, j'ai choisi la première option. Plusieurs variations existent de la même recette, avec de la bière brune, du vin blanc ou du vin rouge pour faire cuire la viande. J'ai choisi la bière brune et un peu purée de tomate pour épaissir la sauce. Ici à la maison, ce plat a été bien apprécié. Ce plat est parfait pour un jour de fête, pour un dîner entre amis ou un repas de famille le dimanche.


Ingrédients:
700g de lapin (j'ai mis des râbles)
50g de lardons fumés
400mL de purée de tomate (passata)
500mL de bière brune
1 oignon haché
1 cuillerée à café de moutarde
farine de blé
huile d'olive
bouquet garni (laurier, vert de poireau, feuilles de céleri, thym)
100g de pruneaux dénoyautés
3 carottes
1 cuillerée à soupe de crème épaisse
sel, poivre

Une heure avant de réaliser la recette, tremper les pruneaux dans la bière. Au moment de la préparation, égoutter les pruneaux et réserver la bière. Dans une cocotte en fonte, faire dorer les lardons sans matière grasse. Dans le gras des lardons à feu vif, faire dorer les morceaux de lapin de tous les côtés. Si besoin, ajouter un filet d'huile d'olive. Les réserver dans une assiette. Faire revenir l'oignon haché, puis remettre les morceaux de lapin saupoudrés d'un peu de farine. Ajouter la bière, la purée de tomate, la moutarde et le bouquet garni. Mettre le couvercle et laisser cuire à feu doux pendant 30 minutes. Au bout de ce temps, ajouter les pruneaux et les carottes coupées en rondelles, ajouter un peu de sel. Laisser cuire encore 30 minutes. Finaliser avec la crème, rectifier le sel et le poivre.


Ingredientes:
700g de coelho
50g de bacon defumado
400mL de purê de tomate (passata)
500mL de cerveja preta
1 cebola picada
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
farinha de trigo
azeite
bouquet garni (folha de louro, parte verde do alho-poro, folhas de salsão, tomilho)
100g de ameixas secas sem caroços
3 cenouras
1 colher de sopa de creme de leite
sal, pimenta do reino

Uma hora antes de começar, deixar as ameixas de molho na cerveja preta. Na hora de preparar, escorrer as ameixas e reservar a cerveja. Numa panela de ferro, colocar os pedaços de bacon para dourar na sua própria gordura. Na gordura do bacon e em fogo alto, dourar os pedaços de coelho de todos os lados. Se precisar, adicione um fio de azeite. Reservar num prato. Na mesma panela, adicione a cebola picada e deixe refogar. Voltar à panela os pedaços de coelho salpicados de farinha de trigo. Juntar a cerveja, o purê de tomate, a mostarda e as ervas do bouquet garni e deixar cozinhar com a panela tampada em fogo baixo durante 30 minutos. Depois desse tempo, adicionar as ameixas, as cenouras em rodelas e o sal. Deixar cozinhar mais 30 minutos. Finalizar com o creme de leite, acertar o sal e a pimenta do reino.


O molho fica delicioso. Eu servi este coelho ao molho de ameixas com um purê de batatas e de cherovias, que eu vou mostrar no próximo post.

J'ai servi ce lapin aux pruneaux avec une purée de pomme de terre et panais, que je montrerai bientôt sur le blog.

8 comentários:

  1. Kati, já comi coelho há muito anos, confesso que nem me lembro direito do sabor, realmente por aqui não é uma carne muito comum de se encontrar. Gostei muito do molho de ameixas, na falta do coelho, acho que acompanha o frango muito bem :) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ummmmmm que pinta¡¡¡ tieneq ue estar buenisimo¡¡¡, besos

    ResponderExcluir
  3. tem um aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Cá em Portugal comer coelho é muito comum, mas é das poucas coisas que não aprecio! A minha mãe e a minha irmã adoram, mas quando fazem limito-me a comer pão e molho :P
    Mas ao olhar para esta receita e principalmente para as fotos, dei por mim a babar-me! Como é possível não gostar de uma coisa com tão bom aspeto??? Vou definitivamente experimentar. Quem sabe não é desta que passo a gostar? :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kati.
    De fato, carne de coelho não é popular por aqui, nem fácil de encontrar. Quando comi coelho, na época morando em Campinas, gostei muito mesmo e fiquei com essa lembrança boa.
    Hoje fui ler seu perfil e gostei. Quando fui procurada pelas primeiras vezes por empresas para experimentar produtos e divulgar (há alguns anos), fiquei até empolgada, mas era pura inexperiência. Aos poucos, fui me apercebendo das artimanhas e atualmente sou extremamente seletiva. Essa coisa de vender a alma, como você disse, nem pensar mesmo...
    Voltando ao seu prato, só pelo fato de ter guardado boa impressão sobre o coelho, tenho certeza que essa receita me agradaria.
    Beijos e obrigada pelas visitas ao blog!

    ResponderExcluir
  6. Tem um aspecto delicioso e deve ficar bem interessante com as ameixas

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga, você tem razão, aqui pra nós comer coelho ainda é um tabu,
    confesso que raramente comi coelho, acho que só uma ou outra vez na Europa, e foi justamente assim, com ameixas, e estava muito bom!
    Adorei a sua receita, e fiquei pensando aqui: porque não substituir o coelho por frango não é?
    Vai ficar ótimo também!

    Beijo pra você, tudo de bom

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Kati,
    Como brasileira comi uma vez coelho no Brasil, preparado pelo meu marido e outra vez na Europa, é uma carne interessante com as características que descreveu, mas o molho de ameixa deixou-me com vontade de experimentá-lo, adorei.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...