sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Tiramisu de banana com doce de leite - Tiramisu à la banane et à la confiture de lait

Depois de tantos anos morando na França, o meu paladar mudou em relação aos doces. Hoje em dia eu não consigo mais comer uma panela de brigadeiro de colher, nem uma torta ou uma sobremesa feita com leite condensado e mais chocolate e mais isso e aquilo. Tomo café e chá sem açúcar, aboli o achocolatado da minha casa, uso somente cacau em pó para as minhas receitas, ou chocolate em barra com pelo menos 50% de cacau. Nem aquelas tortas cheias de recheio e de cobertura eu consigo mais comer.

Por causa disso, as minhas sobremesas mudaram. Elas contêm menos açúcar, mas eu garanto que são igualmente deliciosas. Um produto que eu uso muito nas minhas sobremesas, além do iogurte, é o queijo mascarpone. Ele tem uma textura consistente e bem cremosa, perfeito quando associado ao café, ao chocolate e às frutas.

Hoje eu apresento a vocês uma variação do tiramisu, desta vez feito com banana e doce de leite. Quem não achar o queijo mascarpone pode testar com cream cheese, mas não garanto que o resultado seja tão bom.

Depuis ces années en France, mon palais a changé en ce qui concerne la saveur sucrée. Aujourd'hui je suis incapable de manger une casserole de brigadeiro (dessert typique brésilien, fait avec du lait concentré sucrée et du chocolat), ni les tartes ni d'autres desserts faits avec du lait concentré sucré avec du chocolat et/ou d'autres produits sucrés. Je prends mon café et mon thé sans sucre, j'ai banni les produits chocolatés pour les boissons, j'utilise uniquement du cacao en poudre dans mes desserts, ou des tablettes de chocolat avec au moins 50% de cacao. Je ne peux même pas voir les tartes en plusieurs étages, avec de la crème au beurre ou de la ganache au milieu.

C'est pourquoi mes desserts ont changé. Aujourd'hui ils ont moins de sucre, mais pas moins de saveurs. Un produit que j'utilise souvent dans mes desserts, en plus du yaourt, c'est le fromage italien mascarpone. Il a une texture très crémeuse, épaisse, et il se marie très bien avec le chocolat, le café et les fruits.

Aujourd'hui je vous présente une variante du tiramisu, cette fois-ci fait avec de la banane et de la confiture de lait. Ceux qui ne trouveront pas du mascarpone peuvent essayer avec un fromage à tartiner (cream cheese), mais le résultat risque d'être moins bon.


Ingredientes:
250g de mascarpone
3 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de baunilha
3 bananas
doce de leite, o quanto baste
biscoitos spéculoos (ou outro de sua preferência)

Separar claras e gemas em duas tigelas diferentes. Bater muito bem as gemas com o açúcar e a baunilha (pelo menos 5 minutos na batedeira), até ficar bem cremoso e claro. Adicionar o mascarpone em temperatura ambiente e bater até ficar homogêneo. Lavar os batedores e bater as claras em neve com uma pitada de açúcar. Misturar delicadamente as claras com a mistura de gemas e mascarpone até ficar homogêneo.
Em copos ou numa travessa, fazer as camadas: banana cortada em rodelas, doce de leite, esfarelar alguns biscoitos por cima e cobrir com o creme de mascarpone. Levar para gelar por pelo menos 3 horas, até ficar consistente.


Ingrédients:
250g de mascarpone
3 œufs
1 cuillerée à soupe de sucre
quelques gouttes de vanille
3 bananes
confiture de lait
biscuits spéculoos (ou d'autre, au choix)

Séparer les jaunes des blancs d’œufs et les mettre dans deux saladiers différents. Fouetter les jaunes avec le sucre et la vanille pour les blanchir, jusqu'à ce que le mélange devienne mousseux et clair (au moins 5 minutes au robot). Ajouter le mascarpone en température ambiante et fouetter encore jusqu'à ce le mélange soit homogène. Laver les batteurs et faire monter les blancs en neige avec une pincée de sucre. Incorporer délicatement les blancs en neige au mélange de mascarpone avec une spatule.
Dans des verrines ou dans un plat, mettre une couche de bananes coupées en rondelles, puis ajouter de la confiture de lait par dessus, émietter quelques biscuits spéculoos et recouvrir le tout avec la crème de mascarpone. Mettre au frais pour au moins 3 heures.


7 comentários:

  1. que delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Uau, mas que coisa mais gulosa.
    Bjs, Susana

    ResponderExcluir
  3. Hummm... isto é um "cruzamento" de bananofee e tiramissu... que delícia!!
    :P
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga, se o mascarpone não fosse impossível de encontrar aqui nas minhas Minas Gerais, eu te diria que essa seria minha próxima sobremesa, mas acho que posso experimentar o cream cheese, né?
    Vamos ver...me deu tanta vontade, que sendo assim, eu acho que tem que dar certo

    Beijo pra você, tudo de bom

    ResponderExcluir
  5. Se ve absolutamente delicioso una exquisitez,abrazos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...