sexta-feira, 14 de março de 2014

Moelas estufadas ao molho de tomate - Gésiers à la sauce tomate

Este é um prato de inspiração portuguesa. As moelas são muito apreciadas em Portugal, assim como na França. Eu tive a oportunidade de provar umas deliciosas por lá, e também em alguns restaurantes portugueses aqui na França. Não sei porque no Brasil as pessoas não dão o devido valor às moelas, pois é uma carne saborosa quando bem feita e é barata. Talvez seja por isso, no Brasil as pessoas tendem a valorizar muito o que é caro, sem se preocupar com o verdadeiro valor das coisas.

Neste prato, as moelas são lentamente cozidas num molho de tomate. O resultado é um molho bem apurado e suculento e uma carne macia. Delicioso para um petisco. Servir simplesmente com um bom pedaço de pão (o meu é caseiro) para apreciar plenamente os sabores.

Ce plat est d'inspiration portugaise. Les gésiers sont très appréciés au Portugal et aussi en France. J'ai eu l'occasion d'en goûter là-bas, mais on les trouve aussi dans des restaurants portugais en France. Je ne comprends pas pourquoi au Brésil les gens ne mangent pas plus de gésiers, car la viande est savoureuse quand elle est bien cuisinée, et ce n'est pas cher. C'est peut-être à cause de cela, car au Brésil les gens ont une tendance à donner de l'importance à tout ce qui est cher, sans faire attention à la vraie valeur des choses.

Dans ce plat, les gésiers sont cuits doucement dans une sauce tomate. Le résultat est une sauce succulente et bien corsée et une viande tendre. Parfait pour un apéro. J'ai servi simplement avec du bon pain de campagne (fait maison pour moi) et on s'est régalés avec toutes les saveurs.


Ingredientes:
700g de moelas
azeite
2 cebolas picadas
2 folhas de louro
tomilho, cominho, páprica
500mL de purê de tomate (passata)
1 tablete de caldo de galinha
sal, pimenta do reino

Limpar as moelas e retirar toda a gordura. Deixar de molho em água com vinagre durante 30 minutos. Escorrer. Levar uma panela de ferro ao fogo com azeite. Dourar a cebola picada com as folhas de louro e o tomilho. Juntar as moelas e deixar dourar um pouco, mexendo de vez em quando. Adicionar o purê de tomates, o cominho, a páprica e o tablete de caldo de galinha. Misturar bem, juntar um pouquinho de água e deixar cozinhando em fogo baixo com a panela tampada durante 2 horas. Salgar depois de 1 hora.
Depois desse tempo, acertar o sal e a pimenta do reino. Se necessário, reduzir o molho em fogo alto com a panela destampada para que ele fique mais consistente. Servir com pedaços de pão.

Ingrédients:
700g de gésiers de volaille
huile d'olive
2 oignons émincés
2 feuilles de laurier
thym, cumin, paprika
500mL de purée de tomate (passata)
1 cube de bouillon de poule
sel, poivre

Nettoyer les gésiers et enlever toute la graisse. Les tremper dans de l'eau avec du vinaigre pendant 30 minutes. Les égoutter. Faire chauffer de l'huile d'olive dans une cocotte en fonte. Faire dorer les oignons avec le laurier et le thym. Ajouter les gésiers et les laisser dorer un peu, remuant de temps de temps. Ajouter la purée de tomate, les épices (cumin et paprika) et le cube de bouillon. Mélanger le tout, ajouter un petit peu d'eau, mettre le couvercle et laisser cuire doucement en feu doux pendant 2 heures. Saler à mi-cuisson.
Après ce temps, rectifier le sel et le poivre. Si vous voulez une sauce plus épaisse, la faire réduire à feux vif sans le couvercle. Servir les gésiers en sauce avec du pain de campagne.

10 comentários:

  1. O meu marido adora moelas, são um excelente petisco!

    ResponderExcluir
  2. Aqui no sul é bem comum ver pratos com moela, mas eu não consigo gostar de jeito nenhum, já meus pais e meu marido adoram! Vou passar a receita para eles.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, Kati... gosto tanto deste petisco!! E que apetitosas ficaram estas moelas...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Gosto tanto e se estiverem picantes então melhor ainda
    Essas ficaram uma delicia
    bj

    ResponderExcluir
  5. Que buena receta Katy, me ha encantado y con tu permiso te la copio, un beso

    ResponderExcluir
  6. Kati querida,
    a minha vizinha sempre faz e me chama p/ comer na casa dela, eu sou apaixonada
    por moelas, deu água na boca!

    Bjs, bom fds ♥

    ResponderExcluir
  7. que belo pratinho!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Nossa adoro uma moelinha assim pra comer com pão e tomar uma cervejinha!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ai, eu já tentei comer, mas não consegui :(
    Azar o meu, eu sei... rs!

    Yakisoba com gengibre? Nunca provei. Amo gengibre e na próxima vez que eu fizer, vou incluir com certeza.
    Obrigada pela dica!!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  10. É um petisco que adoro!!! Está mesmo apetitoso :) Adoro esse molhinho!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...