sexta-feira, 21 de março de 2014

Peixe ao molho de camarão - Poisson aux crevettes comme au Brésil

Eu gosto muito de peixe e de frutos do mar. Um simples peixe frito ou grelhado é suficiente para mim, sobretudo quando o peixe é fresco e de boa qualidade. Mas eu também gosto de variar os molhos, as texturas, adicionar legumes e tornar os sabores mais complexos. Foi o caso deste peixe ao molho de camarão, que eu fiz num dia de saudades da comida da minha terra natal.
Lembro muito de um restaurante excelente perto da minha casa em Recife e do peixe ao molho de camarão que eu comia por lá. Esta restaurante é o local das comemorações e família, e por isso muitas lembranças passam pela minha mente quando eu penso nele. E quando eu lembro do restaurante, eu lembro deste prato. Ou seja, para mim é a perfeita comfort food, a comida que me traz lembranças boas. Aqui fica a minha sugestão leve e gostosa para o início da primavera.

J'aime beaucoup les poissons et les fruits de mer. Un simple poisson frit ou grillé est suffisant pour moi, surtout quand il s'agit d'un poisson frais et de bonne qualité. Mais j'aime aussi varier les sauces, les textures, ajouter les légumes, pour que les saveurs deviennent plus complexes. C'est le cas de ce poisson aux crevettes, que j'ai fait un jour où j'avais un peu le mal du pays.
Je me rappelle très bien d'un restaurant pas loin de ma maison à Recife (Brésil) et du poisson aux crevettes que je mangeais là-bas. C'est le restaurant où ma famille va quand on a une occasion spéciale, et c'est pourquoi j'ai des très bons souvenirs de là-bas. Et quand je pense au restaurant, je pense forcément à ce plat. C'est-à-dire, ce plat est pour moi une comfort food, le plat qui me rappelle des bons moments en famille. Voici ma suggestion légère et savoureuse pour le début du printemps.


Temperar os filés de peixe com sal e pimenta do reino. Fritar numa frigideira de bordas altas com um pouco de azeite. Virar o peixe de lado somente quando a parte de baixo estiver bem dourada e que as bordas da parte de cima começarem a mudar de cor. Reservar num prato.
Na mesma panela, dourar uma cebola picada. Juntar um pedaço de pimentão picado (coloquei do verde e do vermelho misturados) e deixar refogar. Juntar alguns camarões cozidos, limpos e sem cabeça, adicionar uma pitada de gengibre (fresco ou em pó) e deixar refogar 5 minutos em fogo alto. Reservar os camarões num prato. Adicionar na frigideira 100mL de caldo de camarão ou de peixe (caseiro como eu mostrei aqui e aqui, ou um pedaço de um tablete dissolvido em água fervente) e 200mL de purê de tomate (passata) e deixar reduzir em fogo alto. Quando o molho estiver espesso, acertar o sal, voltar os camarões para a panela, juntar salsa picada e servir sobre o peixe.
Eu servi o peixe com arroz com brócolis.


Saler et poivrer les filets de poisson. Les faire frire dans une sauteuse avec un peu d'huile d'olive. Retourner le poisson quand le côté du dessous est bien doré et les bords du dessus commencent à changer de couleur. Débarrasser dans une assiette.
Dans la même sauteuse, faire revenir un oignon haché. Ajouter un morceau de poivron haché (j'en ai mis de deux couleurs, vert et rouge) et laisser revenir. Ajouter des crevettes cuites, nettoyées et sans tête, avec un pincée de gingembre (frais ou en poudre) et laisser revenir 5 minutes à feu vif. Réserver dans une assiette. Verser dans la sauteuse 100mL de fumet de poisson et 200mL de purée de tomate (passata) et laisser réduire à feu vif. Quand la sauce est épaisse, rectifier le sel, y ajouter les crevettes, du persil haché et servir sur le poisson.
J'ai servir ce plat avec du riz aux brocolis.

4 comentários:

  1. Parece uma delícia de refeição, bem apetitosa!

    ResponderExcluir
  2. Kati querida,
    difícil recusar um prato lindo e saudável assim, comidinha
    perfeita!

    Bjs, bom fds ♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...