quarta-feira, 5 de março de 2014

Trutas inteiras ao forno com limão e molho pesto - Truites entières au four au citron et au pesto

Mais uma receita na série dos ingredientes que eu nunca usei na cozinha: as trutas! Mas nada de filé de truta ou de truta defumada, desta vez eu comprei trutas inteiras (mas já limpas). Confesso que na maioria das vezes eu prefiro a praticidade e compro peixe já em filés, mais fáceis de preparar e de comer. Mas desta vez o preço atrativo destas trutas inteiras me seduziu e eu as comprei sem nunca ter feito. Mas como internet existe para isso, achei umas receitas bem interessantes que me ajudaram a compor esta receita de hoje, as trutas ao forno com limão e molho pesto. Fiz algo entre esta aqui e esta aqui

Eu usei molho pesto porque eu tinha um pote aberto na geladeira. Mas nas receitas que eu vi eles usavam uma mistura de azeite com ervas, com o mesmo objetivo de perfumar bem a carne do peixe. Eu usei trutas, mas tenho certeza que esta mesmo preparo fica bem para qualquer peixe inteiro para ser assado no forno.

Encore une recette avec un ingrédient que je n'ai jamais utilisé en cuisine: la truite! Mais il ne s'agit pas de filet de truite ou de truite fumée, cette fois j'ai acheté des truites entières (mais déjà éviscérées). J'avoue que la plupart du temps je préfère la praticité des filets de poisson, plus faciles à préparer et à manger. Mais cette fois le prix attractif de ces truites m'a séduit et je les ai achetées sans jamais en avoir cuisiné. Mais comme l'internet est là pour cela, j'ai trouvé des recettes intéressantes qui m'ont aidée à composer cette recette d'aujourd'hui, les truites au four au citron et au pesto. J'ai fait quelque chose entre celle-ci et celle-là.

J'ai mis du pesto car j'avais un pot ouvert au frigo. Mais sur mes recettes de référence, ils utilisent un mélange d'huile d'olive avec des herbes dans le même but de parfumer la chair du poisson. J'ai fait ce plat avec des truites, mais je suis sûre que cette préparation convient parfaitement à n'importe quel poisson entier pour le faire au four.


Para começar, lavar bem a truta para retirar a gosma em volta da pele. Secar bem com papel toalha. Temperar o interior da truta com sal e pimenta do reino, colocar um pouco de molho pesto e espalhar com a colher. Colocar rodelas de limão cortadas ao meio dentro da barriga da truta, besuntar a pele com um pouco de molho pesto. Deixar descansar na geladeira por 1 hora na geladeira. Assar em forno preaquecido (180°C) até que os olhos estejam brancos, que é sinal que o peixe está cozido.


Pour commencer, laver le poisson pour enlever la substance visqueuse autour de la peau. Bien sécher avec un essuie-tout. Assaisonner l'intérieur de la truite avec du sel et du poivre. Étaler le pesto à l'intérieur de la truite, disposer des rondelles de citron coupées en deux. Étaler un peu de pesto sur la peau du poisson. Le laisser reposer pendant 1 heure au frais. Faire cuire au four préchauffé (180°C) jusqu'à ce que les yeux du poisson deviennent blancs, signe de qu'il est cuit.


9 comentários:

  1. Bom dia Katita, adoro trutas, mas também nunca as preparei. Ficaram tão lindas e com pesto não tem como não ter ficado maravilhoso esse prato. Bela sugestão. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro peixe e este ficou com muito bom aspecto
    bj

    ResponderExcluir
  3. Katinha também nunca comi trutas inteiras, a gente sempre compra o filé que é mais facil de cozinhar como você mesma disse, nao sabia que pra saber se o peixe esta cozido deveriamos prestar atençao aos olhinhos rsrs, beijos !!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Kati,
    Sem dúvida estas trutas ficaram deliciosas, muito apetitosas, foram uma refeição repleta de deliciosos sabores e aromas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Peixe é comigo, adoroooo, mas minha criatividade pra fazê-los é quase zero, então sempre que me deparo com boas sugestões como essa sua corro pra salvar e fazer posteriormente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Só podem ter ficado uma delícia Kati!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...