Quem sou eu? - Qui suis-je?

Alguém que gosta de escrever para manter a mente ativa e que adora cozinhar para dar asas à criatividade. Brasileira e pernambucana, moro na França desde 2007. Sou engenheira de profissão e cozinheira amadora (em todos os sentidos) nas horas vagas. Estou sempre disposta a descobrir novos sabores e novas receitas, em busca dos clássicos franceses e brasileiros (às vezes revisitados). Na França, descobri a arte dos vinhos, da degustação, dos aromas e sabores... Aprendi a ter gosto pela cozinha com a minha mãe. Hoje adoro cozinhar para um jantarzinho especial a dois, ou para receber a família e os amigos.

E-mail: ajustandoasvelas (at) yahoo.com


Je suis quelqu'un qui aime écrire pour maintenir le cerveau en activité et qui aime cuisiner pour donner des ailes à la créativité. Brésilienne, je suis originaire du Pernambouc, sur la côte Atlantique et j'habite en France depuis 2007. Je suis ingénieure par profession, amatrice de cuisine (dans tous les sens de l'expression) dès que je suis disponible. Je suis toujours prête à découvrir nouvelles saveurs, nouvelles recettes, mais je valorise les classiques de la cuisine brésilienne et de la cuisine française (parfois revisités). En France, j'ai découvert l'art des vins, la dégustation, les arômes et les saveurs... C'était ma mère qui m'a appris l'amour pour la cuisine. Aujourd'hui j'aime recevoir mes amis et ma famille, ou tout simplement cuisiner pour un petit repas en tête à tête.

E-mail: ajustandoasvelas (at) yahoo.fr

***********************************************************************************

As coisas que eu publico aqui no blog são experiências feitas na minha cozinha, e não simplesmente a reprodução de receitas alheias. Algumas vezes uso uma receita de base, e modifico conforme a minha intuição, disponibilidade e ingredientes disponíveis. Não sou uma pessoa apegada a receitas.

Gosto de ler clássicos (da literatura) da mesma forma como gosto de comer clássicos (da culinária). Acho que se uma receita sobreviveu séculos e séculos é porque ela tem algo especial e merece ser provada. Algumas vezes eu procuro saber onde o prato surgiu, qual o seu significado, se ele tem uma história, e de alguma forma compartilhar isso com vocês.

Muitas vezes eu fico pensando se vale a pena publicar esta ou aquela outra receita. Estou ficando mais seletiva, e não quero simplesmente fazer do blog um diário da minha mesa. Quando testo uma receita diferente, uma técnica diferente, ou uso um ingrediente inusitado, ou uma mistura de sabores que deu certo, gosto de publicar.

Não sou jornalista, não sou cozinheira. Sou somente uma curiosa, que, por acaso, criou um blog, que depois de alguns anos se converteu em blog de culinária. Não esperem receitas perfeitas nem encantadas. Até tenho balança, mas uso somente como ajuda, não sou escrava dela. Se a receita tem X de açúcar, sou capaz de usar somente a metade. Pior, no olho!

Sou simpatizante do minimalismo, o que me faz deixa completamente fora das tendências da moda, e de algumas tendências do consumismo. Mas isso me dá uma liberdade tão gostosa que não quero mais largar.

Não tenho a intenção de ganhar dinheiro com o blog. Acho que não sou alvo de teste de produtos brasileiros por morar fora do Brasil, e nem de produtos franceses por escrever um blog em português. Bem que eu gostaria de ganhar presentes de vez em quando, mas sem ter a sensação de ter vendido a minha alma. Se eu falo de algum produto ou de um lugar (loja, restaurante, cidade) aqui, é porque gosto sinceramente. Se eu não gosto, também não faço propaganda negativa (o que não deixa de ser propaganda).

Adoro viajar, conhecer lugares diferentes, culturas diferentes, comidas diferentes. E quando não viajo, tento reproduzir alguns pratos em casa mesmo. As vezes sem nunca ter provado o original, o que é muito arriscado.

Adoro quando surge um comentário, uma pergunta, uma curiosidade. Por isso, não se acanhe, pode escrever para mim, vou adorar ter a sua participação.

No mais, sinta-se em casa.

Quer saber mais sobre mim? Olha estes posts aqui:



Um comentário:

  1. Oi, prazer em conhecer você a partir de agora, encontrei seu comentário num blog que costumo frequentar, o Rapa Tachos, português de Portugal e vi algo de Brasil em você e por fim descobri que vive na França, e vou linkar você pra conhecer suas experiências e escritas. Tenho também um blog que já foi mais ativo, ultimamente eu mais leio que escrevo, Vievivi.blogspot.com. Beijinhos do Brasil. Wilma

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...